A autopercepção de saúde em indivíduoscom diabetes e hipertensão no desenvolvimento da depressão a partir dos 40 anos

302 palavras 2 páginas
A autopercepção de saúde em indivíduoscom diabetes e hipertensão no desenvolvimento da depressão a partir dos 40 anos
Bruna Oliveira, Carine Gonçalves, Gabriel Alves, GleicianeDamasio, Jéssica Wakin, KimberlyFortine, Laís Dantas, Patrícia Peiter, Priscila Fortes, Renato Sampaio, Elias Porto.

Introdução
Ocorre uma alteração na resposta das pessoas em relação ao seu estado de saúde, por causa da autopercepção que é muito relativa, onde as pessoas se expressam de diferentes maneiras.

Objetivo
Avaliar a compreensão de saúde para os indivíduos com diabetes e hipertensão comparando com os não diabéticos e com os indivíduos que tem ou não depressão.

Métodos e Materiais
Foram avaliados transversalmente indivíduos diabéticos e hipertensos, através dos questionários de Beck, do questionário de Ansiedade e Depressão (HAD) e um terceiro questionário formulado pelos alunos do segundo semestre de psicologia, tendo como o objetivo identificar e caracterizar as amostras estudadas, os dados que foram coletados em repartições publicas e privadas, pontos e terminais de ônibus.

Resultados
No total foram avaliadas 176 pessoas acima de 40 anos, onde 42 pessoas eram saudáveis, 30 eram diabéticos, 63 hipertensos e 41 hipertensos e diabéticos. Do total de indivíduos, 96 eram mulheres e 67 eram homens. Ao analisar as pessoas que possuem as duas doenças, diabete e hipertensão, podemos concluir que, 41,18% dos que consideram a saúde igual as demais pessoas da sua idade não possuem depressão, 17,65% dos que consideram a saúde melhor não possuem depressão, 5,88% dos que consideram a saúde muito pior possuem depressão (disforia), 52,94% dos que consideram a saúde pior possuem depressão (disforia ate a depressão grave).

Conclusão
Concluímos que os indivíduos que consideram sua saúde pior que a saúde dos demais possuem graus variados de depressão, e as pessoas que consideram sua saúde igual, ou melhor, não possuem gruas avançados ou nenhum grau de

Relacionados