54546544544

474 palavras 2 páginas
-------------------------------------------------
Caverna de Altamira

Altamira é o nome de uma caverna na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-História Fica no município espanhol de Santillana del Mar, Cantábria, num prado do qual tomou o nome. Por volta de 13 mil anos atrás, a queda de uma rocha bloqueou a entrada da caverna, impedindo a continuidade da ocupação humana e preservando o seu interior. A caverna de Altamira foi descoberta em 1868 por um caçador chamado Modesto Cubillas, que encontrou a entrada quando tentava libertar o seu cão, que estava apanhado entre as fendas de umas rochas por perseguir uma presa. Naquele momento, a notícia da descoberta de uma caverna não teve transcendência entre a vizinhança da zona, pois é um terreno kárstico, caracterizado por possuir já milhares de grutas, pelo qual a descoberta de uma mais não foi novidade. As pinturas de Altamira foram o primeiro conjunto pictórico pré-histórico de grande extensão conhecido até então mas tal descoberta determinou que o estudo da caverna e o seu reconhecimento levantara toda uma polêmica a respeito dos enfoques aceites na ciência pré-histórica do momento.

-------------------------------------------------
Descrição física da caverna
Situada no lateral de uma pequena colina calcária de origem pliocénico, com a entrada para 156 msnm e a cerca de 120 metros de elevação sobre o rio Saja, que passa a cerca de dois quilômetros. À época das pinturas da Grande sala, a caverna encontrar-se-ia a 8 ou 10 km mais ao interior do que atualmente, que está a 5 km, pois o golfo da Biscaia tinha um nível inferior.[13][41] Esta situação deveu ser privilegiada para os caçadores pois permitia-lhes dominar um extenso terreno, além de dispor de refúgio.
Há cerca de 13 mil anos, no final do Magdaleniano, a entrada da caverna derrubou-se selando a entrada, o qual permitiu a conservação do sítio arqueológico e das suas pinturas e gravuras.
A caverna de Altamira é

Relacionados