Ensinando e aprendendo geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINANDO E APRENDENDO GEOGRAFIA.

Geovane Aparecida Puntel[1]
Este texto tem como propósito fazer uma relação entre o ato de ensinar e aprender, tarefa diária de qualquer educador, porém um processo muito difícil de se concretizar. Como educadores comprometidos, temos o dever constante de buscar alternativas para que esta ação continuada ocorra satisfatoriamente. O que não podemos é perder aesperança, deixar de acreditar na possibilidade de concretizarmos o que nos é legitimado, enquanto educadores e educandos, qual seja o ensinar e o aprender.
Ensinar e aprender, aparentemente tão simples, porém tão complexa a efetivação desta inteireza, que é o papel central da educação. Ensinar nos remete à construção de conhecimento. Sabe-se que o ensino só vai ter sentido quando este forconstruído e isto vai acontecer quando houver comprometimento por parte do educador que precisa problematizar, questionar, provocar, confrontar, e o educando precisa desejar construir o que “eu”, enquanto educador(a) desejo. E para ele desejar é necessário que as coisas que falamos e trabalhamos em sala tenham sentido e significado.
Aprender é um ato lento, é uma busca constante. Todaaprendizagem tem um gosto, um sabor e um saber. E nem sempre o gosto e o sabor são deliciosos, pois o processo da aprendizagem, muitas vezes, é doloroso, porém a satisfação se concretiza quando o saber se efetiva.
Precisamos estar abertos aceitar sugestões e criar propostas que possam tornar mais significativo o ato de ensinar e aprender, mesmo sabendo que há uma resistência muito forte para amudança, sendo um grande desafio, que começa com poucos e pode ir disseminando-se, pois a mudança não ocorre por decreto, mas sim pela conscientização e necessidade de cada um.

O compromisso com o ensinar e o aprender

Temos numa mesma sala de aula alunos com interesses, culturas, classes sociais, sentimentos muito diversos. Um espaço muito heterogêneo que precisamos administrarcom o conhecimento específico da nossa disciplina, e não só este conhecimento, pois conforme Guatheir (1998), a escola recebe da sociedade o mandato de instruir, ela deve transmitir um certo número de saberes e de habilidades, como também tem a função de educar.
Percebe-se que a função do professor vai muito além do conhecimento de sua disciplina, assumimos um compromisso cada vez maior com osnossos educandos. Conhecer bem a nossa disciplina faz-se necessário, como também possibilitar situações de ensino/aprendizado que venham deixar marcas, preferencialmente positivas, nos nossos educandos, isto é compromisso de cada um. Conforme pesquisas de Guathier (1998, p. 254), as atitudes e disposições dos professores influem no bom ambiente da sala de aula e no rendimento dos alunos. Oseducadores que se mostram estimulantes, encorajadores, amigos, afetivos, tolerantes, educados, flexíveis, que possuem uma boa relação com os alunos, produzem efeitos favoráveis no desempenho dos educandos.
Quantas vezes nos sentimos impotentes diante de certos conteúdos que aparentemente estão tão distantes do cotidiano do nosso aluno e nos perguntamos como podemos torná-los mais significativos? Sãoestas e outras preocupações que nos fazem buscar alguns experimentos, às vezes sem sucesso e outros que deram certo, que objetivam um melhor ensinar e aprender.
A seguir temos algumas atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental. Atividades que tiveram bom resultado, por isso estou compartilhando-as.
Atividade 1 – Correspondência X Cartão Postal
A experiência a seguir foirealizada com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Monte Alverne–CEMA,[2] e foi desenvolvida juntamente com a disciplina de Língua Portuguesa. Primeiramente, na geografia, foi trabalhado o conteúdo sobre o continente asiático, sua localização geográfica, leitura de textos contidos no livro didático adotado pela escola, recortes de jornais separados anteriormente, abordando os...
tracking img