Geografia em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA EM SALA DE AULA

Na década de setenta, cresce no Brasil o endividamento do Estado, pois submetendo-se à empréstimos de capital estrangeiro fica preso a juros e às regras estabelecidas pelos acordos entre bancos internacionais.
Apenas as grandes metrópoles se desenvolvem econômica, política e socialmente falando. As deficiências dos setores públicos acentuam-se para a maioria dapopulação. Ao decorrer do tempo a sociedade entra em crise e a classe burguesa vai perdendo grande parte do seu poder de consumo. O Estado não absorve os gastos com a educação que mergulha em um sistema fracassado. Cresce opiniões neoliberalistas, onde o saber deve ser encarado com prazer, gostar de conhecer o novo, saciar o desejo de novos conhecimentos. A aprendizagem ganha novos rumos como atransdiciplinaridade; o saber passa a ter uma visão de que o ensino deve ser compartilhado com todos de forma igualitária.

O Misterioso Mundo que os Mapas Escondem

A cartografia que é o estudo e a compreensão do mapa vem para possibilitar seu uso como um instrumento indispensável no ensino da geografia. Os mapas representam uma possibilidade de comunicação, com linguagem específica que expressa arealidade através de símbolos. O mapa apresenta um sistema de signos (legenda), redução (escala) e projeção que decodificam sua mensagem.
Para ser usado em sala de aula, o professor deve explicar com clareza seus símbolos, onde o aluno constrói seu conhecimento ao mesmo tempo que aprende a leitura do mapa. Desde as Séries Iniciais, as crianças devem se familiarizar com seu uso, respeitando seuespaço e suas limitações de aprendizagem. Para crianças que já possuam seu pensamento formal, (mais ou menos 12 anos), empregam-se deduções lógico-matemáticas. No Ensino Médio os mapas discutem diversos temas, desenvolvendo a criticidade e proporcionando uma visão do mundo.
A Cartografia é uma ciência de representação para uma investigação científica de documentos para a compreensão e oexercício da cidadania. Propõe-se a explicar as relações entre o espaço e o tempo através de projeção e escala. As projeções usadas são: Mercator, Peters, Mollweide e Azimutual.
As projeções cartográficas são constituídas por uma forma matemática que transforma as coordenadas geográficas, solucionando o problema da imagem da superfície curva da esfera terrestre para uma superfície plana. São três asprojeções básicas: 1 – cilíndricas; 2 – cônicas; 3 – planas. O mapa abrange um conjunto de operações complexas, porém necessárias para uma leitura ampla do mundo.

Estudos Sociais: Reflexões, Conflitos, Desafios

A prática pedagógica deve-se orientar através de reflexões, conflitos e desafios, capaz de desenvolver em aula uma visão ampla da geografia, que envolva o social, o econômico e opolítico dentro de uma interdisciplinaridade. As dificuldades e trabalho excessivo são fatos reais, mas o conhecimento deve estar sempre em processo de recriação; deixando de ser um mero transmissor de informações. O aluno deve ser levado a pensar e falar suas idéias, suas opiniões.
A Filosofia de Sócrates traz para a discussão o mundo das idéias, através do diálogo busca solucionar os reais problemas.Este é o desafio dos educadores: ter definido seus próprios objetivos, o quê e para quê ensinar. As práticas devem ser voltadas em ações concretas, não para o futuro e sim para o presente.

O Ensino da Geografia: Recortes Especiais para Análises

O ensino de Geografia vem sendo locado em discussão para o ensino da disciplina no Ensino Fundamental e Médio. Há três razões para responder estaquestão:
1º. Para conhecer o mundo e obter informações;
2º. A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar o espaço produzido pelo homem;
3º. O importante não é o conteúdo em si, mas o objetivo de formar o cidadão.
A Geografia deve levar em consideração o aluno, a sociedade no qual está inserido. O desafio da Geografia é interpretar e compreender o espaço construído através de...
tracking img