Enegenharias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biofoam: muito mais do que material para embalagem!

Assim como os diamantes, os materiais de poliestireno são eternos, e cada vez mais seu acúmulo cresce a uma taxa de no mínimo 22,5 milhões de quilos por ano. Desde seu lançamento em 1970, eles se tornaram um dos mais populares materiais para embalagem. Os materiais de poliestireno são leves, baratos e resistentes. Além disso, amoldam-sea qualquer forma, protegem muito bem, são resistentes ao transporte e não deixam resíduos de poeira nos bens que protegem. Eles também são indestrutíveis. Na verdade, esse é problema. Quase todos os materiais de poliestireno utilizados para embalagem desde 1 970 ainda estão entre nós — sendo carregados pelo vento ou ocupando espaço em aterros. Pior ainda: eles estarão entre nós por mais 500 anos!São maravilhosos, mas não exatamente saudáveis para o ambiente.


Uma pequena empresa situada em Phoenix, no Arizona — a Biofoam —, acredita que encontrou a solução para esse problema. Ela vende um material feito de grãos de sorgo (uma planta também conhecida como milho-zaburro) ‘curiosamente’ chamado de Biofoam. Para fabricar esse material de sorgo, a empresa extrai o valor nutricionaldos grãos, comprime os grãos em pequenas bolinhas e as transporta para uma espécie de ‘pipoqueira gigante’. Esse processo cria um produto que parece um salgadinho de queijo tostado — o que não causa nenhuma surpresa, tendo em vista que os inventores tentavam fazer um petisco. Na verdade, como ninguém queria comer esses salgadinhos, os inventores tiveram que encontrar outros usos para eles. Deacordo com Ed Alfke, diretor-presidente da Biofoam, o material para embalagem de sorgo é tão bom quanto qualquer outro e custa o mesmo preço. Além disso, ele não possui carga eletrostática, de modo que não gruda no náilon ou em outras fibras sintéticas (como em seu carpete ou em suas roupas). Melhor ainda: eles são “absoluta e assustadoramente naturais”, afirma Tom Schmiegel, um veterano do setor deplásticos.


Para se livrar do material de sorgo da Biofoam, você pode: (a) colocá-lo em sua lata de lixo, (b) atirá-lo no seu jardim, (c) misturá-lo ao seu adubo, (d) colocá-lo na tigela do seu gato ou cachorro, (e) temperá-lo com salsa e servi-lo na próxima festa que você der ou (f) simplesmente mandá-lo ralo abaixo. O plástico Biofoam dissolve na água e possui algum valor nutricional —um valor bem pequeno, é verdade. Alfke comprou ações da empresa devido à sua postura politicamente correta no que diz respeito ao ambiente. Ele está convencido de que as ‘empresas verdes’ lucrarão com o clima mundial de hostilidade cada vez maior em relação às empresa poluidoras. “O fim está chegando para as empresas que não são amigas do ambiente”, garante ele.


Inicialmente, a Biofoamdirigiu-se a varejistas que queriam passar uma mensagem politicamente correta em relação ao ambiente. Para isso, contou com a ajuda de um panfleto que explicava as vantagens de seu produto. Ela se voltou também para os grandes usuários dos materiais para embalagem Styrofoam, como a QVC e a Home Shopping Network, que consomem de 10 a 20 caminhões cheios desse material por dia. Na época, a Biofoamfechou contrato com duas grandes empresas — a Fuller Brush Company e a MicroAge, uma revendedora de computadores.


Eventualmente a Biofoam teria que expandir seus negócios, ir além das empresas sensíveis ao ambiente para atingir um mercado mais amplo. Para convencer usuários potenciais a usar os plásticos da Biofoam, Alfke teve uma idéia: ser ecologicamente correto sem ter que pagar maisou sacrificar suas vantagens. Ele estava disposto a colocar suas máquinas nas instalações do cliente para produzir seu material para embalagem — isso possibilitaria à Biofoam produzir em diversos locais dos Estados Unidos sem precisar pagar aluguel. Alfke pensou inclusive em oferecer um funcionário seu para operar as máquinas. Embora essa estratégia pareça esquisita, ela tem sido usada por...
tracking img