Sistentabilidade na enegenharia civil

567 palavras 3 páginas
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

SISTENTABILIDADE NA ENEGENHARIA CIVIL

O grande desafio da sociedade no século XXI é desenvolver soluções de preservação socioambiental que possibilitem uma harmonia no convívio entre homem e natureza. Diante desse desafio, a palavra sustentabilidade vem ganhando repercussões em diversos setores como é o caso da construção civil.
Hoje em dia já existe tecnologia sustentável viável que pode ser incorporada a qualquer projeto, desde uma simples residências a um grandioso complexo. A captação da água de chuva é um excelente exemplo a ser citado, pois é um investimento de baixo custo que apresenta um retorno rápido. Basta fazer uma cisterna e instalar calhas ao redor do telhado. A água da chuva que cai no telhado é captada e conduzida pelas calhas para ser armazenadas na cisterna e fica a disposição para irrigação de jardim ou outros fins. Esse sistema traz uma economia que pode chegar facilmente a 40% no consumo de água.
Outro recurso interessante é a instalação dos chamados painéis solares. Esses painéis captam a luz do sol e a transformam em energia para aquecer a água. Apesar de existir painéis que permitem, não só a captação, mas também o armazenamento dessa energia possibilitando seu uso por aparelhos domésticos, o investimento ainda é caro se comparado aos painéis mais comuns.
Existem outras soluções para captar e minimizar o desperdício dos recursos naturais, mas devem-se levar em consideração alguns fatores físicos e geográficos na hora de escolher qual sistema utilizar. A instalação de moinhos que transformam o vento em energia, que é conhecida como energia eólica, por exemplo, é um investimento que só é justificado se for instalado em uma região que tenha ventos fortes e constantes. Sendo assim é bom fazer uma pesquisa antes de decidir por onde começar. De qualquer forma fica claro que esses projetos sustentáveis são refletidos não só em benefícios para o meio ambiente,

Relacionados