Exercicios contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O desenvolvimento económico é um fenómeno histórico que ocorre nos países ou estados que passaram por uma revolução capitalista, caracteriza-se pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por um sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Uma vez iniciado, o desenvolvimento económico tende a ser relativamenteautomático ou autossustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o contínuo aumento do capital e de conhecimentos técnicos.
Isto não significa, porém, que as taxas de desenvolvimento fossem iguais para todos, pelo contrário, variam substancialmente dependendo da capacidade dos países de utilizarem os seus respetivos estados e a suaprincipal instituição económica, o mercado, para promover o desenvolvimento.
A longo prazo dificilmente regride, porque a acumulação de capital numa economia tecnologicamente dinâmica e competitiva, como é a capitalista, passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas, mas as taxas de crescimento económico são tão díspares que fica claro que a “sorte” económica dos estados-nação está longe deestar assegurada, e que a decadência relativa, como aquela que ocorreu em todo o século vinte na Argentina, ou que vem acontecendo no Brasil desde 1980, é sempre uma possibilidade.

Os dois fatores fundamentais que determinam diretamente o desenvolvimento
económico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a
capacidade de junção de progresso técnico à produção. O fatorprincipal que determina a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento. Uma economia revela-se mais ou menos coesa quando se trata de competir nos mercados externos, aproveitando melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer.
O crescimento da produtividade de um país depende, diretamente, daacumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção.
Investimento e progresso técnico, por sua vez, dependem, em geral, da qualidade das instituições formais (políticas, leis) e informais (práticas sociais ou usos e costumes) que cada sociedade nacional estiver adotando.

Quando uma sociedade é capaz de conciliar essas instituições e políticas económicas para que elas assumam ocaráter de uma estratégia nacional competitiva a nível internacional, aumenta a probabilidade das taxas de desenvolvimento poderem vir a ser maiores.
A literatura clássica sobre desenvolvimento e instituições, desde Smith e Marx, sempre deu maior atenção às instituições que se opõem ao desenvolvimento, provavelmente porque pensavam em instituições pré-capitalistas impedindo a revolução capitalista.Entretanto nos anos 40 do século passado, quando a teoria económica do desenvolvimento se definiu, ficou evidente que instituições que facilitem o processo de acumulação de capital e de agregação de progresso técnico, são fundamentais para o desenvolvimento, que o estado, na sua qualidade de principal instituição de regulação de uma sociedade moderna, torna-se, na sua outra qualidade deinstituição de organização, o instrumento por excelência de ação coletiva da nação para promover o desenvolvimento económico se esta é suficientemente forte para formular uma estratégia nacional.
Quando uma economia está em processo de crescimento é sinal de que existe uma estratégia nacional de desenvolvimento, que o governo, os seus empresários, técnicos e trabalhadores trabalham de forma assertiva ecompetente em competição económica com os outros países. Quando uma economia tem um crescimento lento, quase estagnado é sinal de que internamente está em crise e que perdeu a identidade enquanto nação, e, portanto, que já não conta com dois elementos necessários para ser competitiva e dotada de uma estratégia nacional de desenvolvimento digna desse nome.

Conceitos de desenvolvimento...
tracking img