Enegenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução dos computadores

Os computadores chegaram onde esta hoje devida sua evolução de décadas e ainda esta muito longe de chegar ao fim. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.

Desde quando começou os computadores até hoje já estamos emtransição para a 5 geração.

A 1ª geração foi de 1940 – 1959 onde os computadores eram enormes precisavam de uma sala para armazená-lo, os ENIAC e UNIVAC eram destinados a funções de cálculos, sendo utilizados para resolver problemas específicos. Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, paranovas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.

Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ouapagada representava uma instrução à máquina.

Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada máquina. Sim, 19 mil válvulas representavam mais do que o total de componentes utilizados por um computador ENIAC. Como você pode perceber esses computadores não saíam baratos para os proprietários.A 2ª geração foi de 1959 – 1965 os grandes computadores não estavam mais sendo rentáveis com constantes paradas para manutenções. A principal necessidade era substituir as válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos. Os computadores dessa segunda geração foraminicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares.

Foi então que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como “Silício”. Exatamente, os materiais utilizados até hoje em placas e outros componentes,extraídos da areia abundante. As vantagens dos transistores em relação às válvulas elétricas são que elas eram menores e conseqüentemente os tamanhos dos computadores eram 100 vezes menores do que da primeira geração, com isso as 30 toneladas do ENIAC computador da primeira geração passou a pesa mais ou menos 890 quilogramas e chegavam à custa 2 milhões de dólares.

A 3ª geração foi de 1965 – 1970nesta geração que surgiram os teclados para digitação dos comandos, circuitos integrados, os monitores também permitiam a visualização do sistema operacional ainda primitivo completamente diferente dos sistemas gráficos que conhecemos hoje.

O emprego de materiais de silício, com condutividade elétrica maior que a de um isolante, mas menor que a de um condutor, foi chamado de semicondutor. Essenovo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e eficiência dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em períodos de tempo mais curtos.

E outro grande avanço da terceira geração é capacidade de fazer upgrades nas maquinas. As empresas compravam um computador com uma configuração e com passar do tempo e necessidade e alterando a configuração inicial, pagandomenos por essas facilidades.

A 4ª geração foi de 1970 – atualmente os computadores desta geração começaram a ser chamados de microcomputadores pelo fato de eles pesarem menos de 20 kg, o que torna seu armazenamento mais fácil.

Isto foi possível por causa dos microprocessadores, o surgimento dos pequenos chips de controle e processamento tornou a informática muito mais acessível, além de...
tracking img