Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENDOMARKETING

INTRODUÇÃO

O interesse em estudar a dinâmica de grupo, surgiu a partir das nossas experiências como participantes em dinâmicas de grupo nos mais variados contextos, como por exemplo: cursos, aulas, treinamentos, seleções etc.
Com a pesquisa proposta, busca-se estabelecer a relação da dinâmica de grupo com a área de Psicologia do Trabalho,uma vez que esta se apresenta como a principal área de atuação e interesse para as autoras do presente trabalho.
A princípio, a dinâmica de grupo se apresentava para nós como um instrumento simples e "divertido" utilizado para se obter conhecimento sobre um determinado grupo ou ainda para apresentar algo descontraído ao mesmo. No entanto, ao estudar mais profundamente adinâmica de grupo nos deparamos com a complexidade do seu planejamento, pois o que ocorre, na maioria das vezes, é que o seu uso indiscriminado e com um fim em si mesmo a tem banalizado. A partir disso faz-se necessário buscar os fundamentos desse instrumento tão rico e, ao mesmo tempo, tão sensível para que não estejamos contribuindo para essa banalização e conseqüente fim, mas sim para que possamosobter o conhecimento necessário para podermos aplicá-la de uma maneira sólida e que contribua, assim, para o seu fortalecimento.
Nossa expectativa, portanto, está em, além de unir o estudo dos grupos com a área de atuação em Psicologia do Trabalho, estar também contribuindo de uma maneira muito discreta, talvez, para o resgate da dinâmica de grupo enquanto instrumento confiávelporque exaustivamente estudado, apreciado por importantes autores e por possuir uma história que coincide com os primórdios da Psicologia.
A expressão dinâmica de grupo popularizou-se a partir da segunda guerra mundial, mas devido a várias vertentes que ela tomou, seu termo tornou-se impreciso. Alguns dizem que ela se refere a um tipo de ideologia política. Outros acreditam serela um conjunto de técnicas aplicadas em programas de treinamento e ainda há os que dizem que ela se refere "a um campo de pesquisa dedicado a obter conhecimento a respeito da natureza dos grupos, das leis de desenvolvimento" (Cartwright,1967) das relações entre os indivíduo, grupos e instituições mais amplas.
É, portanto, de acordo com a segunda vertente que será descrito onosso objeto de estudo. Nos preocuparemos em não só demonstrar essas técnicas como também discutir sobre sua importância no processo seletivo.
O objeto de estudo dessa pesquisa é a dinâmica de grupo no processo seletivo. Busca-se investigar a maneira como, atualmente, a dinâmica de grupo vem sendo utilizada na área de recursos humanos, especificamente na seleção de pessoal nasempresas.
Para tanto, partiremos de um estudo sobre como a dinâmica surgiu enquanto instrumento de processo seletivo, quais outras ferramentas foram deixadas de lado, quais são as implicações que ela traz consigo, que peso/valor é dado a ela no momento da eliminação ou contratação dos candidatos, qual é o grau de sua importância comparado a outros instrumentos seletivos.

O QUEÉ DINÂMICA?

Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através da Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.Na Dinâmica de Grupo o comportamento e as atitudes individuais serão mudados num trabalho de grupo, isto, porque, os participantes se sentirão profundamente sensibilizados por aquilo que acontece, por sentirem e por observarem processo que eles aprenderão a conceituar.
A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem...
tracking img