Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
























ENDOMARKETING























São Paulo
2011

UNIP – Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia













ENDOMARKETING









Nome(s)completo(s) do(s) aluno(s): Anderson Leandro Garbin de Lima
Deborah de Souza Cruz
Diego Aparecido dos Santos
Emerson Rosa Mariano
Guilherme Santos Rocha
Thiago da Silva Lopes Souza

RA(s): A43451-8
B03529-3
B03593-5
A9945E-5
B02EAA-1
A82HDC-1

Curso: Gestão de Segurança Privada

Semestre: 1º




São Paulo
2011

Introdução:


Devido à abertura de mercado e àacirrada competitividade, as organizações buscam vantagens competitivas no intuito de manter e, se possível, melhorar seu posicionamento no mercado. Neste contexto, a maioria das organizações procura formas de se adequar à realidade, revendo seus valores e modelos de gestão. Com a globalização, surgiram termos no contexto da organização como “benchmarking”, “empowerment”, “downsizing”, “endomarketing”etc. Dentre as exigências estabelecidas pelo novo cenário está a busca pelo aumento da satisfação dos clientes. Por este motivo, as organizações têm investido no exomarketing (identificação das necessidades e desejos dos clientes), ou seja, identificar as necessidades e desejos dos clientes externos a fim de que sejam traduzidos para o ambiente interno da organização, porque não há cliente externosatisfeito se o colaborador - o cliente interno da organização - também não estiver. Daí surge o endomarketing ( identificação das necessidades e desejos dos clientes), com foco voltado para os colaboradores. Fruto de uma busca pela competitividade, as organizações chegaram à conclusão que, para que as mudanças aconteçam, é necessário não só o envolvimento e o comprometimento dos gestores, mas detodos os colaboradores, agentes de mudança, sejam efetivos ou terceirizados.


Veremos a seguir, como se comporta o endomarketing nas empresas e em que consiste esta técnica, que se tornou uma necessidade inevitável no mercado mundial.






Definição:


O termo vem da junção da palavra grega éndus que significa ‘para dentro’ com a palavra latina mercis(mercadoria), utilizada na frança como marché, que depois foi aderida pelos americanos como market, e logo, surge o marketing, ou ‘tudo o que influi na comercialização de um produto’ (Portal da Curiosidade, 2006). Sendo assim, o Endomarketing (ou Marketing Interno) é a caracterização de ações de Marketing para o público interno – COLABORADORES – das empresas e organizações, com o propósito de motivar osdepartamentos e servir o cliente da melhor forma. Neste trabalho, o cliente em foco é o colaborador comprometido com os objetivos da empresa. É o endomarketing que traz o comprometimento do colaborador, motivando o trabalho em equipe e o entrosamento entre os diferentes departamentos da empresa. Este termo é uma Marca Registrada em 03 de Janeiro de 1995 e valida por 10 (dez) anos, pela organizaçãoS. Berkin & Consultores Associados LTDA ME, e registrada na INPI.


Atualmente, todas as organizações tem a necessidade de um planejamento estratégico, que trazem um maior aproveitamento dos fatores de produção, maximizando os lucros da empresa. Como parte deste planejamento, o endomarketing procura privilegiar na mesma proporção o cliente interno e o externo.


O Endomarketingé a utilização das ferramentas do marketing da empresa para trabalhar com seus colaboradores, motivando os mesmos com o trabalho proposto, seja em qual departamento trabalharem, para um entrosamento tal a ponto de passar este bom clima ao cliente final, que logo percebe se o colaborador realmente acredita no seu trabalho, ou não.


Objetivo:


Para Bekin (1995), o objetivo do...
tracking img