Gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Príncipe é um comentário da vida política da época, com uma conclusão que discuti a libertação da Itália dos franceses e espanhóis, considerados bárbaros em suas intervenções políticas. A obra foiescrita em 1513 e dedicada a Lourenço de Médici. O príncipe de Maquiavel é considerado como um manual para governadores, pois tenta explicar como conquistar e manter os Estados, além de outros temascomo alianças, negociações e acordos políticos, relações entre o Estado e o povo, política interna e externa, corrupção, nepotismo e favorecimento. O livro também é considerado como um ensinamentopara que um príncipe poça conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele como, por exemplo, Principados hereditários, por já estar afeiçoada a família do príncipe e acreditam-nos valores de suafamília e na sua relação com o povo. trata-se de um pequeno manual da conduta de príncipes, descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistare manter um principado.
o livro pretendia ser uma forma de ganhar confiança do duque, que lhe concederia algum cargo. No entanto, Maquiavel não alcança suas ambições, e é neste livro que surge afamosa expressão os fins justificam os meios, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade, afirmando que, se uma empresa forgerida considerando as análises do autor, a mesma conseguiria prosperar no mercado.
Do capítulo 1 ao 15, descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas.No capítulo 15, Maquiavel escreve sobre como um príncipe deve proceder ante seus súditos e amigos, explicando que para manter-se adorado é necessário que o líder saiba utilizar os vícios e asvirtudes necessárias, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar. No capítulo 16 é explicado ao príncipe como cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o...
tracking img