Endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENDOMARKETING

RESUMO
O presente trabalho tratará do Endomarketing, tema este que vem merecendo destaque diante das organizações devido à competitividade. O trabalho busca inicialmente fazer uma breve caracterização do tema, enfatizando suas características e definições. A partir das definições e constatações obtidas teoricamente o objetivo da pesquisa estará pautado em compreender a aplicaçãodas técnicas de endomarketing nas organizações, tendo como objeto de estudo uma agência bancária. Logo após a coleta de dados fora possível realizar análise da real situação da aplicação do endomarketing na instituição, percebe-se então que as técnicas que envolvem o endomarketing são aplicadas, porém não de forma concreta. Para que as técnicas do endomarketing surtam o efeito desejado elas devemestar pautadas em um planejamento bem estruturado e, as que já são utilizadas pela instituição deverão ser reunidas em um objetivo comum que vem a ser a melhor comunicação e socialização de idéias entre gestor e funcionários.

INTRODUÇÃO
A concorrência no mundo empresarial está cada vez mais acirrada, com isso o grande diferencial competitivo são as pessoas e a forma com que elas percebem asua empresa. Então com esta necessidade das empresas surge o endomarketing, trazendo para perto de si seus funcionários, fazendo com que estes pudessem participar mais ativamente do processo de decisão empresarial. O objetivo de estudo consiste na verificação dos programas de Endomarketing aplicados no Banco do Brasil, na agência do Mato Grosso. Como também a importância que os clientes internos têmpara a organização. É a partir daí, fazer com que as empresas busquem antes vender seus produtos para seus funcionários para que estes possam vendê-los para seu público externo com muito mais afinco.

ENDOMARKETING
Endomarketing é uma palavra criada por Saul Bekin e patenteada por ele em 1995. Entende-se por Endomarketing as ações de marketing voltadas aos empregados de uma empresa. Tem comoobjetivo mobilizá-los com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização.
Para atrair clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e atender clientes. A administração não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas, sim, proporcionar satisfações que conquistem os clientes. Devem propagar essa idéia (e tudoque ela significa e exige) por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem parar, com vontade, de forma a motivar e estimular as pessoas que fazem parte dela (...) Em resumo, a organização precisa aprender a considerar que sua função reside não na produção de bens ou serviços, mas na aquisição e retenção de clientes, na realização de coisas que levem as pessoas a querer trabalhar com ela.Theodore Levitt –Artigo “Miopia de Marketing”.
Bekin (2004) confessa que a leitura desse artigo de Levitt foi a semente conceitual do Endomarketing®, como também para muitos softwares voltados para Clientes e empregados e igualmente à comunicação empresarial.
A principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função deobter resultados positivos para a empresa (BEKIN, 1995; BRUM, 2000). Com isso não se muda cultura, apenas o contexto onde as ações ocorrem tende a ser mais positivo e desafiador.
As empresas se preocupam bastante com sua imagem externa e tem um incrível descuido na tarefa fundamental de cuidar da imagem interna ou de "vender a empresa para seus próprios funcionários", ou ainda no que hoje sechama de marketing interno.
Na concepção de BEKIN (1995) o endomarketing deve partir de três premissas básicas:
• O cliente só pode ser conquistado e retido com um serviço excelente;
• Os funcionários são um ativo valioso e constituem o primeiro mercado para a organização, logo, devem ser tratados como clientes e valorizados;
• Excelência em serviços significa um gerenciamento de recursos...
tracking img