Empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS FAMILIARES

Ana Carolina Marques Godinho[1]
Anderson RodriguesVieira
Rodrigo Ponte Azevedo

Resumo

O presente ensaio visa analisar como funciona acultura organizacional das empresas familiares, descrevendo como elas estão estruturadas organizacionalmente no contexto atual além de apresentar como funcionam as tomadas de decisões e a divisão decargos entre os membros da família.
Historicamente a empresa familiar é administrada pelos membros da família, principalmente quando estes ocupam cargos de controle por mais de uma geração. Valeressaltar que a empresa só é considerada familiar a partir da segunda geração (SEBRAE, 2008)
A cultura organizacional das empresas familiares está centrada principalmente na figura do seufundador, que influencia a empresa com seus valores e comportamento, é ele quem lança as bases para a formação e desenvolvimento dessas organizações. Toda empresa possui padrões aceitáveis de organizaçãoque são desenvolvidos ao longo do tempo, quando a família está envolvida esses padrões dependem fortemente dos processos emocionais dos familiares, influenciando principalmente no processo sucessório,que é uma das principais ameaças a estrutura organizacional dessas empresas.
Alguns fatores que motivam a criação de uma empresa familiar são: o desejo de autogerenciar-se, deixando o papel deempregado e assumindo a figura de fundador e principal controlador e tomador de decisões da empresa, além de encontrar seu próprio espaço no mercado, inspirado no sucesso de outros fundadores.Mas para a empresa familiar continuar existindo é preciso que ela se profissionalize. Esse processo deve ocorrer devagar com a finalidade de organizar a empresa, para que o seu crescimento adotepráticas administrativas racionais e impessoais. A profissionalização pode ocorrer com a capacitação dos próprios membros da família ou com a contratação de profissionais especializados, a última maneira...
tracking img