Empresas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES FAR – FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MÁRCIO NUNES BORGES

GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES: A importância de um profissional especializado na administração

RIO VERDE – GO 2008/2

MÁRCIO NUNES BORGES

GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES: Aimportância de um profissional especializado na administração

Monografia apresentada à Faculdade Almeida Rodrigues - FAR, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração com Habilitação em Gestão de Sistemas de Informação sob orientação do Prof. Esp. Amilson Roberto de Oliveira.

RIO VERDE – GO 2008/2

DEDICO em especial a minha mãe e as pessoas que estiveram do meulado durante esta minha jornada em busca do conhecimento.

RESUMO BORGES, Márcio Nunes. Gestão empresarial em pequenas empresas familiares: A importância de um profissional especializado na administração. 2008. 26 f. Monografia (Graduação em Administração com Habilitação em Sistemas de Informação) – Faculdade Almeida Rodrigues – FAR, Rio Verde, 2008. O estudo elaborado com relação às pequenasempresas familiares foi desenvolvido devido à importância que se tem para sociedade brasileira esta modalidade de organização se tratando de renda e geração de empregos. Procurou-se analisar o comportamento destas organizações desde sua fase inicial liderada por seu criador, um simples membro de uma família dotado de idéias e entusiasmo, mas sem conhecimento profissional; passando pelas dificuldadesao longo do caminho em sua fase de crescimento na busca constante de métodos para a profissionalização de processos como também para se manter viva no mercado. Também nos mostra o quão é importante o papel deste empreendedor, sendo ele a peça fundamental para que o projeto saia do papel e seja conduzido de forma gradativa conforme seus métodos até a entrada de um profissional especializado daadministração para que daí haja uma alavancagem notória na organização atingindo assim esta, um alto grau de profissionalização, aceleração e crescimento. Detalhando todas as vantagens que é ter uma administração especializada externa ao vínculo familiar adotando medidas e procedimentos que venham agregar ao crescimento e expansão organizacional e conseqüentemente retornos financeiros aos integrantesda família, trabalhando de forma planejada e deixando de vez as questões pessoais de lado. Palavras – chave: Empreendedor, Pequena Empresa, Administrador, Profissionalização.

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................6 2 EMPRESAS FAMILIARES.......................................................................................7 2.1 O surgimento de empresas familiares no Brasil ....................................................7 2.2 Conceito de empresas familiares ..........................................................................7 2.3 Características de empresas familiares ................................................................9 2.3.1 Desvantagens....................................................................................................9 2.3.2 Vantagens ........................................................................................................11 3 ÍNDICES DE NATALIDADE E MORTALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES .............................................................................................................13 4 O EMPREENDEDOR.............................................................................................17 4.1 Características do Empreendedor.......................................................................17 4.2 Empreendedores Inovadores ..............................................................................17 5 A NECESSIDADE DE UM ADMINISTRADOR ESPECIALIZADO .........................19 5.1 O perfil do...
tracking img