Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VICENT, Jouve. A leitura. Trad. Brigtte,Hevar São Paulo: Editora Unesp.2002



[1]Naiana Souza

O capitulo Um quebra cabeça teórico: O leitor é pensável? Do autor Jouve Vicent, tem comoobjetivo conceituar e mostra a importância dos tipos de narratários e leitores presentes em um texto, estabelecendo diferenças entre eles. Para o autor, narratário é o narrador hipotético queaparece nos textos, podendo ser narratário personagem (participante da historia), interpelado (leitor anônimo), e o oculto (nem descrito, nem nomeado). Os narratários se relacionam com o leitor, que podeser leitor ideal, virtual, abstrato, concreto e real.

A relação entre leitor e narrador é de suma importância para que ocorra uma narrativa. O leitor enquanto figura virtual reage ao textoconforme sua experiência vivida e conhecimento prévio que ele tem do texto Assim, o emissor (autor) ao elaborar uma obra leva sempre em consideração o público que lerá, pois alguns temas propostospelo autor podem gerar criticas agradar, estimular ou afastar o leitor.

No texto intitulado O Narratário de Sersi Bardari ele defini narratário como aquele para quem se conta algo, ou seja,alguém contando uma historia (narrador) para outra pessoa (leitor), assim, ele conclui que em um texto narrativo há um emissor e um receptor da mensagem. Ideias semelhantes à de Jouve Vicent eGerald Prince que diz que narratário não deve ser confundido com o narrador, pois ele é puramente textual, sendo que ele revela-se em segunda pessoa.

O capitulo analisado é de grandeimportância para a formação de estudantes de letras, pedagogia e leitores, uma vez que o conteúdo do texto permite mostrar que o papel do leitor não é uno, mas de interação com o narrador. Dessa forma, ascontribuições do texto fará com que o leitor aprenda sobre o universo do texto.

-----------------------
[1] Discente na Faculdade Santíssimo Sacramento, curso Pedagogia, 2° semestre. Alagoinhas...
tracking img