Elevador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elevador Eletromagnético



Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá
Rua João Vicente 1775, Marechal Hermes

Resumo




O projeto se baseia em cima da Lei de Lenz que diz: “A corrente em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ela cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira”.
A locomoção do elevador provém de umcampo eletromagnético produzido por um eletroímã (bobina), que ao seu norte, que é o local onde ligamos o positivo da fonte, ser direcionado com o norte do imã, que fica preso a parte de baixo do elevador, ocorre a repulsão, que é intensifica ou diminuída através do ajustamento da corrente que está sendo enviada para o eletroímã.
A alimentação da bobina provém de uma fonte de correntecontínua, pois se colocássemos corrente alternada, a onda senoidal resultante desta seria hora positiva, ora negativa, ou seja, isso faria com que a todo o momento os pólos da bobina “mudassem” de posição, o que faria com que o elevador ficasse somente parado em um determinado local.
A bobina é composta por um núcleo maciço de ferro doce, pois é um núcleo com ótimas propriedades magnéticas que,por sua vez possui espiras cujo o fio é esmaltado para que as espiras ao entrarem em contato umas com as outras não entrem em curto e assim prejudiquem o funcionamento do projeto.















Sumário



Resumo página 3
Introdução página 4Justificativa página 5
Descrição, desenvolvimento e conclusão. paginas 6 até 10
Créditos- agradecimentos e dedicatória página 11
Bibliografia página 12




















Resumo




O projeto se baseia em cima da Lei de Lenz que diz: “A correnteem um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ela cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira”.
A locomoção do elevador provém de um campo eletromagnético produzido por um eletroímã (bobina), que ao seu norte, que é o local onde ligamos o positivo da fonte, ser direcionado com o norte do imã, que fica preso a parte de baixo doelevador, ocorre a repulsão, que é intensifica ou diminuída através do ajustamento da corrente que está sendo enviada para o eletroímã.
A alimentação da bobina provém de uma fonte de corrente contínua, pois se colocássemos corrente alternada, a onda senoidal resultante desta seria hora positiva, ora negativa, ou seja, isso faria com que a todo o momento os pólos da bobina “mudassem” de posição, oque faria com que o elevador ficasse somente parado em um determinado local.
A bobina é composta por um núcleo maciço de ferro doce, pois é um núcleo com ótimas propriedades magnéticas que, por sua vez possui espiras cujo o fio é esmaltado para que as espiras ao entrarem em contato umas com as outras não entrem em curto e assim prejudiquem o funcionamento do projeto.Introdução



Este projeto visa por em prática os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, trazer assuntos acadêmicos para a área de engenharia. O foco deste projeto como nome já diz, é o eletromagnetismo, interesse despertado proveniente do nosso curso, Eletrotécnica, vemos que tal matéria tem muitas aplicações que por muitas vezes não nos desperta interesseou passa despercebido por nossos olhos frágeis.
Mas apesar de nosso foco principal ser o eletromagnetismo, jamais podemos de mencionar que outros braços da física têm grande importância em nosso projeto, como tivemos de ter uma boa noção de força gravitacional, tendo em vista que tudo que se movimenta em meio a se opor à força exercida pela Terra (a gravidade) durante o mesmo, precisa...
tracking img