Efeito big mac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em entrevista, o especialista, Mauro Martins revela a importância e o que é necessário para modelar e aplicar um planejamento estratégico de sucesso em sua empresa.

Qual a importância de um planejamento estratégico para uma empresa de pequeno, médio e grande porte?

Mauro Martins - O planejamento estratégico, mesmo que informal, é de fundamental importância para que as pequenas e médiasempresas desenvolvam suas vantagens competitivas e consigam competir em iguais condições com empresas nacionais e internacionais de grande porte. O atual governo tem incentivado muito as exportações, mas a falta de hábito dos pequenos e médios empresários de implantarem um planejamento estratégico não tem permitido que esse movimento tenha obtido os resultados proporcionais ao empenho do governo. Oplanejamento é o mecanismo necessário para poder prever, se preparar e enfrentar os desafios da nova economia e os cenários de mudanças e transformações econômicas e políticas que afeiam os nossos negócios.



Quais são os principais erros que as empresas cometem ao fazer um planejamento estratégico?

MM - Existem seis obstáculos principais ao desenvolvimento de um bom planejamentoestratégico. Não chamaria esses obstáculos de erros, mas de "assassinos silenciosos". Eles estão muito ligados à cultura e ao ambiente das empresas, e acabam afetando tanto a execução do planejamento estratégico como a implantação dele, sem que as pessoas envolvidas percebam. Os "assassinos silenciosos" são bem definidos. O primeiro deles é o estilo gerencial de cima para baixo ou de não-interferência. Osegundo e terceiro são as prioridades conflitantes e a coordenação inadequada.

Essas barreiras caminham juntas. O quarto "assassino silencioso" é a equipe líder ineficaz. Essa situação ocorre quando os membros da equipe ficam restritos a seus territórios, por medo de perder poder. O quinto é a comunicação vertical inadequada. Individualmente os funcionários reconhecem os problemas, mas acham que osexecutivos seniores não estão abertos a uma discussão sincera. O sexto e último "assassino" é a inadequação das habilidades de liderança e desenvolvimento dos executivos dos escalões inferiores. São executivos que não desenvolveram as habilidades para liderar mudanças a partir das novas oportunidades e nem recebem o apoio, por meio de treinamentos, para tal.



E o que pode ser feito paraevitar os "assassinos"?

MM - É necessário entender que a implantação de um processo contínuo de planejamento estratégico deve vir, necessariamente, acompanhada de uma revisão profunda da cultura e do ambiente da empresa.

Quem deve participar do planejamento estratégico da empresa: somente diretores, gerentes de cada departamento?

MM - As estruturas e níveis organizacionais das empresasmudaram muito nos últimos anos, porém, de maneira geral, o planejamento estratégico da empresa deve ser conduzido por um time de lideranças multidisciplinar. Somente com as contribuições sinérgicas dessas lideranças de diversas áreas da empresa é que os objetivos e metas do planejamento serão factíveis. Claro que o nível de envolvimento e conhecimento das lideranças sobre o planejamento devem variarsegundo as ações estratégicas que serão executadas. É através da participação delas que podemos gerar um maior comprometimento das áreas de organização, já durante a fase de execução, facilitando em muito a sua implantação.



Como disseminar a filosofia do planejamento estratégico da empresa, já definida, para uma equipe de trabalho?



MM - Inicialmente, todos da organização devem saber daexistência do processo contínuo de planejamento estratégico da empresa.

Devemos acabar com o fantasma de que o simples conhecimento, por parte da concorrência, da existência do processo de planejamento estratégico irá prejudicar a competitividade.

Uma vez definida a filosofia do planejamento estratégico, deve ser seguida de uma cuidadosa campanha de comunicação verticalmente (da cúpula...
tracking img