Poetas da minha escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
o

CURSO MÍDIAS
INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO











PROJETO


POETAS DA MINHA ESCOLA

JOANA DARCK ALVES DE OLIVEIRA
















SANTA TERESINHA - PB

2009


APRESENTAÇÃO

O projeto será desenvolvido na escola EEEFM Professor João Noberto na segunda fase do Ensino Fundamental nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Público este que nãotive oportunidade à educação na idade ideal, e hoje está de volta à escola buscando novas perspectivas.
Em se tratando de poesia, não é necessário ir muito longe para se buscar inspiração, afinal de contas, estamos em Santa Teresinha PB, terra do poeta Odilon Nunes de Sá, que faz fronteira com as cidades de Catingueira, Mãe d’Água e Patos, que nos deram Inácio e Romano, Ernani Sátyro etantos outros que ficaram no anonimato.



JUSTIFICATIVA

O contato com a poesia em nossa vida começa logo na infância, com as cantigas de roda, quadrinhas, adivinhações, trava-línguas e outros. Este contato intensifica-se na adolescência, período em que as pessoas começam as descobertas sentimentais e amorosas, no qual a poesia serve tanto de inspiração quanto como uma forma dedesabafo sentimental. E, não pára por aí, pois levamos a poesia pelo resto da vida, porque não há idade em que não se aprecie a poesia.
O Projeto “Poetas da Minha Escola,” pretende integrar dois tipos de mídias visando despertar nos jovens e adultos o desejo de conhecer mais sobre a cultura da nossa região e desenvolver a capacidade de criação e produção de textos poéticos.
As mídiasutilizadas serão o computador, que servirá para leitura, pesquisa, elaboração, organização e edição das poesias e a mídia impressa composta das diferentes obras poéticas utilizadas e o livro produzido pelos alunos, que servirão de material de pesquisa e o livro de poesia dos alunos passará a fazer parte do acervo cultural da cidade de Santa Teresinha – PB.

OBJETIVOS

➢ Conhecer obras de poetasconsagrados da literatura brasileira e da nossa região.
➢ Incentivar a leitura de poesias em mídias impressas e em computadores através de Softwares de Domínio Público.
➢ Trabalhar de maneira mais aprofundada os elementos que compõem os textos poéticos.
➢ Propiciar o desenvolvimento de competências, habilidades e estratégias para produção de poesias.
➢ Criar poemas, considerando asprincipais características desse gênero textual.
➢ Editar poesias, através da ferramenta de edição de texto Word.
➢ Produzir um livro de poesias que servirá de fonte de leitura para gerações futuras.

MÍDIAS UTILIZADAS

➢ Computador: possibilitará a pesquisa, leitura, criação e edição das poesias.


➢ Mídia Impressa: Proporcionará leitura de obras poéticas e será o resultado final doprojeto em forma de livro produzido pelos estudantes envolvidos.

PÚBLICO ALVO
Alunos da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. (EJA), que participarão do projeto como forma de inclusão em projetos escolares, e também porque esse público demonstra interesse pelo assunto.

METODOLOGIA

A emoção contagia as pessoas de forma diferente, e trazendo para perto essa emoção da linguagempoética, procuraremos fazer com que os jovens e adultos da Escola João Noberto se integrem e interajam efetivamente ao ambiente escolar.
As atividades desenvolvidas neste visam conhecer, ler e sensibilizar os educandos a observarem os elementos com as quais as palavras se entrelaçam em uma poesia, oportunizar o acesso à linguagem poética e expressar suas emoções produzindo seus própriospoemas.

FASES DE DESENVOLVIMENTO

O projeto “Poetas da Minha Terra” será desenvolvido nas seguintes fases:

1ª Fase: Apresentação do projeto às turmas. Nesse momento inicial, o professor, além de apresentar o projeto aos alunos, e discutir sobre a importância do tema escolhido, também falará sobre as mídias a serem utilizadas e como elas poderão ser úteis no processo de aquisição de...
tracking img