Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO O BRASIL E A CRISE


1) O que é inflação e qual a sua importância sobre a renda do trabalhador?
R: A Inflação tem o intuito de um crescente aumento generalizado nos devidos preços em uma economia de um país. Esta causará um impacto sobre a renda do trabalhador, por causa do aumento fica mais caro demandar os produtos no mercado de bens/svs corroendo assim parte do salário dotrabalhador principalmente do assalariado.


2) Defina taxas de juros e explique como ela interfere nos investimentos produtivos na economia.
R: A taxa de juros tem como característica peculiar o preço da moeda, pelo fato de que esta taxa é paga por meio de moedas e quando o consumidor compra analisa o preço como referência. É uma medida de estimulo do governo, que tem a finalidade deinterferir no controle do processo inflacionário.
Esta taxa interfere sobre os investimentos produtivos pois quanto mais crescente for a taxa as pessoas pagam menos dinheiro no banco porque trata-se de ser caro a não ser que a atividade que ela exercer vai sobrar o suficiente para pagar o empréstimo.
Se há bastante dinheiro a tendência da taxa é ocorrer redução. Se a quantidade de moeda está em falta atendência dos juros é progredir para um aumento.


3) Congelamento de preços e poupança é uma forma do governo interferir na economia. Explique
R: O congelamento de preços é uma forma de interferir na economia a mediada que se tem o controle da inflação. Um exemplo desse evento ocorreu no Brasil, como parte do Plano Cruzado, em fevereiro de 1986.
A poupança também é uma maneira do estadonacional interferir na economia onde pode baixar mais os juros básicos da economia brasileira.


4) Explique resumidamente o que foi o plano real.
R: O Plano Real trata-se de uma estabilização e reformas econômicas. Possuía também o objetivo de controlar a hiperinflação que assolava o país. Foi um plano de estabilização econômica eficaz ampliando o poder de compra da população, e remodelando ossetores econômicos nacionais.


5) O que significa afirmar que o plano real trouxe valorização cambial?
R: O plano real trouxe valorização cambial devido ao fato de ter facilitado as importações, juros da dívida externa.


6) O que são sistemas de bandas cambiais?
R: Bandas cambiais é um sistema econômico, que no Brasil foi utilizado pelo Banco Central do Brasil, no plano real, onde ele tema finalidade de estabelecimento de uma faixa ou banda em que o câmbio flutua livremente e intervém no mercado de câmbio, com a intenção de impedir que a taxa de câmbio ultrapasse os limites da banda.


7) O que é inflação inercial?
R: Inflação inercial trata-se daquela que se sustenta pela inflação passada. Prevendo a inflação os produtos tinham os seus custos aumentados na mesma proporção ospreços foram indexados e os salários eram aumentados quando a inflação atingia certo patamar determinado. Essa inflação foi reconhecida no plano cruzado, pelo índice de preços que realimentava a inflação.


8) Quais foram as principais ações do Fernando Henrique após assumir o poder em 1995?
R:
 Continuidade do plano Real;
 A aprovação de uma emenda constitucional que criou a reeleiçãopara os cargos eletivos do Executivo;
 Introduziu o primeiro programa de distribuição direta de renda, o Bolsa Escola (posteriormente transformado no Bolsa Família no início do governo Lula), beneficiando mais de 5 milhões de famílias.


9) Qual foi o principal objetivo do plano real?
R: O principal objetivo do Plano Real foi de controlar a inflação, reduzir as taxas de juros para crescereconomicamente, investindo em bases estáveis que provocasse a demanda na produção, a queda na inflação e elevando o crescimento dos investimentos estrangeiros diretos.


10) Qual o principal ônus dos investimentos estrangeiros no País?
R:


11) Cite as principais crises econômicas que ocorreram à partir de 1995, localizando=as no tempo e em qual período de governo aconteceram?
R:
...
tracking img