Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia - Aula 01

Aula 01

Apresentação do curso

Economia
Prof. Vasconcellos Vilarino dos Santos

Programa
Conceituar Economia. Identificar os princípios básicos da economia. Conceituar Microeconomia e Macroeconomia. Conceituar Contabilidade Social. Conceituar Blocos Econômicos. Identificar índices econômicos. Conceituar e identificar as modalidades de mercado. Conceituar fatores ecustos de produção. Conceituar e caracterizar demanda e oferta.

O que é economia?
A Economia é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas indicadoras do caminho que deve ser seguido para que seja mantida em nível elevado a produtividade, melhorado o padrão de vida das populações e empregados corretamente os recursos escassos. Paul A. Samuelson (Introdução à Análise Econômica)Prof. Vasconcellos V. dos Santos vvsantos@uol.com.br

1

Economia - Aula 01

O que é economia?
A Economia é ciência voltada para a administração dos recursos das sociedades humanas: ela estuda as formas assumidas pelo comportamento humano na disposição onerosa do mundo exterior em decorrência da tensão existente entre os desejos ilimitados e os meios limitados aos agentes da atividadeeconômica. Raymond Barre (Manual de Economia Política)

O que é economia?
Não houvesse escassez nem necessidade de repartir os bens entre os homens não existiriam tampouco sistemas econômicos nem Economia. A Economia é, fundamentalmente, o estudo da escassez e dos problemas decorrentes. Stonier e Hague (Teoria Econômica)

O que é economia?
A Economia estuda a maneira como se administram osrecursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuílos para seu consumo entre os membros da sociedade. Troster e Mochón (Introdução à Economia)

Prof. Vasconcellos V. dos Santos vvsantos@uol.com.br

2

Economia - Aula 01

O que é economia?
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos naprodução de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Vasconcellos e Enriquez (Fundamentos de Economia)

Problemas econômicos básicos
O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Divisão didática do estudo da Ciência Econômica
Microeconomia ou Teoria da Formação de Preços;Macroeconomia; Desenvolvimento Econômico; Economia Internacional.

Prof. Vasconcellos V. dos Santos vvsantos@uol.com.br

3

Economia - Aula 01

Etimologia
A palavra economia origina-se do grego

oikonomos (de oikos, casa, e nomos, lei), que
significa a administração da casa. Inicialmente abrangia apenas a administração do patrimônio particular, enquanto a administração da polis(cidade-estado) era indicada pela expressão “economia política”. Hoje o conceito de economia abrange tanto as empresas e famílias bem como o Estado.

Microeconomia
Analisa as questões da concorrência política de preços, mercado, entre outras. Um exemplo é o caso da fusão da Brahma e Antártica (AMBEV).

Macroeconomia
Aborda os aspectos gerais da economia: nível de emprego, produto nacional, câmbio,balança de pagamentos, inflação, entre outras.

Prof. Vasconcellos V. dos Santos vvsantos@uol.com.br

4

Economia - Aula 01

Desenvolvimento Econômico
Preocupa-se com a geração e distribuição de riqueza da sociedade, bem como sua manutenção e os problemas decorrentes desse crescimento.

Economia Internacional
Abrange as relações comerciais entre os países. Exemplo: Mercosul e Alca.

Visãomíope do trabalho do economista
Em geral as pessoas imaginam que o economista só atua junto aos órgãos governamentais ou no sistema financeiro. Isto é em parte verdade, mas o economista colabora em muitos outros campos.

Prof. Vasconcellos V. dos Santos vvsantos@uol.com.br

5

Economia - Aula 01

Como o economista pode colaborar para o sucesso das empresas em geral?
Elaboração de...
tracking img