Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE I – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS: ECONOMIA COMO CIÊNCIA


Questões Dissertativas

01) A teoria econômica se divide em microeconomia e macroeconomia. O que cada um destes ramos estuda? Dê exemplos de teorias estudadas pela microeconomia e macroeconomia.
R-A analise microeconômica é o ramo da teoria econômica que trata individualmente do comportamento dos consumidores e produtorescom objetivo de compreender o funcionamento geral do sistema econômico. Dentre os assuntos tratados pela microeconomia tem se: Teoria do consumidor, teoria da firma; teoria da produção; teoria dos custos; e teoria da repartição. A
Analise da macroeconômica é o ramo que da teoria econômica que trata do estudo agregativo da atividade econômica, ocupando se de magnitudes globais, com o objetivode determinar as condições necessárias do crescimento e equilíbrio do sistema econômico. A macroeconomia estuda: Teoria geral do equilíbrio e do crescimento econômico; teoria da moeda; teoria das finanças publica; teoria das relações internacionais; teoria do desenvolvimento. É importante ressaltar que a economia trata da formulação de politicas econômicas.

02) Qual o significado dasexpressões: economia positiva e economia normativa?
A economia positiva é o campo da economia que descreve ou, então teoriza determinado aspecto da realidade, preocupando se com os fatos, de forma como eles são ou segundo se apresentam. A economia positiva é constituída da economia descritiva e da teoria econômica. A economia ia normativa é o campo da economia que formula julgamentos e propõe novassituações, procurando examinar ou propor como os fatos devem ser. A politica econômica faz parte do campo de estudo da economia normativa

03) A dívida pública interna está em torno de 30% do PIB. Esta afirmativa se enquadra na economia positiva ou normativa? Justifique sua resposta.


R-Positiva. Por que descreve um fato como ele se apresenta

(04) Explique em que consiste a passagem daeconomia descritiva para a teoria econômica.

(05) Conceitue política econômica e explique a distinção que há, no campo da economia, entre as proposições positivas e as proposições normativas.

Questões de Múltipla Escolha

01) Convencionalmente, pertencem à área da análise microeconômica:
a) as teorias do desenvolvimento econômico e das finanças públicas
b) as teorias do crescimentoeconômico e dos agregados macroeconômicos
c) as teorias da moeda e das relações internacionais
X d) as teorias do consumidor e da empresa
e) nenhuma das alternativas anteriores

02) Convencionalmente, pertencem à área da análise macroeconômica:
X- a) as teorias do desenvolvimento econômico e das finanças públicas
b) a teoria do consumidor
c) a teoria da produção
d) ateoria dos custos
e) nenhuma das alternativas anteriores

03) A Análise Microeconômica:
a) cuida das condições gerais de equilíbrio da economia, a partir de variáveis referentes ao processo econômico como um todo
b) estuda as relações entre o nível global do emprego e os valores agregados do produto e da renda nacional
c) tornou-se inteiramente superada com o advento damacroeconomia, pois esta demonstrou que todos os seus postulados não mantinham qualquer relação com a realidade.
d) é um ramo do conhecimento econômico estreitamente vinculado à abordagem marxista, por ter sido Karl Marx quem lhe deu estatura científica.
X e) nenhuma das alternativas anteriores

04) A Análise Macroeconômica:
a) cuida, a nível individual, do comportamento das empresas, com vistaà compreensão do funcionamento do sistema econômico.
b) estuda o comportamento racional de produtores e consumidores em suas ações individuais, daí derivando as condições para o crescimento econômico equilibrado.
c) estuda o comportamento das empresas em face de diferentes estruturas concorrenciais
X d) cuida do estudo agregativo da atividade econômica, ocupando-se de magnitude...
tracking img