Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERCIDADE
Unidade: Metrô Praça Onze
Engenharia de Produção
Disciplina:Economia
Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2011

Inter-relação da Economia
com outras áreas do conhecimento

Nome: Bianca Pestana Bicalho
Matricula: 38071380474

Conceito de Economia
A palavra economia deriva do grego oikonomía (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou doEstado, e pode ser assim definida:
Os economistas estudam a forma com que os indivíduos, os diferentes coletivos, as empresas de negócios e os governos alcançam seus objetivos no campo econômico.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoase grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Bem como as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. Estuda também como as pessoas e a sociedadedecidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir os mais variados tipos de bens.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
* escolha;
* escassez;
* necessidades;
* recursos;
* produção;
* distribuição.
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos oufatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas asnecessidades da coletividade. Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.
Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivoslimitados para satisfazer todas as necessidades da população.
Evidentemente, se os recursos não fossem limitados, ou seja, se não existisse escassez, não seria necessário estudar questões como inflação, desemprego, crescimento, déficit público, vulnerabilidade externa e outras. Mas a realidade não é assim, e a sociedade tem de tomar decisões sobre a melhor utilização de seus recursos, de forma aatender ao máximo das necessidades humanas.

Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento

Embora a Economia tenha seu núcleo de análise e seu objeto bem definidos, ela tem correlação com outras ciências. Afinal, todas estudam a mesma realidade, e evidentemente há muitos pontos de contato, onde são estabelecidas relações entre a Economia e outras áreas do conhecimento. Outra boajustificativa para esta relação com outras disciplinas envolve buscar mais instrumental de trabalho.

Economia e Política
Começou com a Grécia e Roma antiga, onde os estudiosos procuravam entender a economia, a ética e a ciência política com a finalidade de desenvolver estudos sobre a agricultura, comércio, indústria, tributos, escravatura, organização sócio-política, moeda, valor, juros,salários. Mais tarde, na Idade Média, buscou-se também estudar a organização do estado e do relacionamento entre dirigentes e dirigidos.
No ocidente atual, a relação entre a economia e a ciência política foi acentuada a partir da grande depressão causada pela crise da bolsa de valores de NY (1929), ocorrendo uma modificação da estrutura do sistema capitalista.
A Economia e a política são áreas muito...
tracking img