Literatura colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Colonial

De acordo com um critério histórico e cultural, a literatura brasileira pode ser dividida em duas fases: a colonial e a nacional. Desde a carta de Caminha até os dias atuais,pode-se afirmar que a literatura brasileira acompanhou todos os movimentos literários que se desenrolaram no mundo das letras. Vários autores nacionais e muitas de suas obras alcançaram sucessointernacional.

Literatura de Informação

A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar afauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor literário. A Carta a el-rei D. Manuelsobre o achamento do Brasil, popularmente conhecida como Carta de Pero Vaz de Caminha, é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria aser chamada de Brasil. É o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.

Características

-Baseava-se nos padrõesestéticos medievais

Autores Brasileiros

-Pero Vaz de Caminha
-Pero de Magalhães Gândavo
-Bento Teixeira
-José de Anchieta

Arcadismo

O Arcadismo se inicia no início do ano de 1700 e por issorecebe o nome também de Setecentismo, ou ainda neoclassicismo. Esta última denominação surgiu do fato dos autores do período imitarem, não de uma forma pura, mas alguns aspectos da antiguidadegreco-romana ou o chamado Classicismo, e também os escritores do Renascimento, os quais vieram logo após a idade clássica. O classicismo compreende a época literária do Renascimento, no qual o homem tem a visãoantropocêntrica do mundo, ou seja, o homem como centro de todas as coisas.

Características

Preocupação como o homem natural
Imitação dos antigos
Exaltação da natureza
Racionalismo...
tracking img