Resumo - marcodores tumorais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCADORES TUMORAIS
Os marcadores tumorais são macromoléculas presentes no tumor, no sangue ou em outros líquidos biológicos, cujo aparecimento e ou alterações em suas concentrações estão relacionados coma gênese e o crescimento de células neoplásicas. Tais substâncias funcionam como indicadores da presença de câncer, e podem ser produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta àpresença do tumor. Os marcadores tumorais, em sua maioria, são proteínas ou pedaços de proteínas, incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios. Esses marcadores podem ser úteis no manejo clínico dos pacientes com câncer, auxiliando nos processos de diagnóstico, estadiamento, avaliação de resposta terapêutica, detecção de recidivas e prognóstico, alémde auxiliar no desenvolvimento de novas modalidades de tratamento. Podem ser caracterizados ou quantificados por meios bioquímicos ou imunoistoquímicos nos tecidos ou no sangue, e por testes genéticos para pesquisas de oncogenes, genes supressores de tumores e alterações genéticas. Cada marcador tumoral tem um valor de referência determinado, taxas acima do valor de referência, apresentadas porpacientes, devem ser investigadas. O marcador ideal reúne as características de diagnóstico precoce de neoplasias e de sua origem, estabelecimento da extensão da doença, monitorização da resposta terapêutica e detecção precoce de recidiva, além de ser órgão-sítio específico e ter meia-vida curta, permitindo acompanhar temporariamente as mudanças do tumor. Este marcador ainda não existe no Brasil, e amaioria dos marcadores disponíveis peca pela falta de especificidade e sensibilidade.
Marcadores tumorais e sua especificidade:
Antígeno carcinoembrionário (CEA) - O antígeno carcinoembrionário (CEA) é normalmente sintetizado e secretado pelas células quere vestem o trato gastrintestinal do feto e em pequenas quantidades no adulto. Em situações normais, é eliminado pelo intestino e em desordensbenignas e malignas do trato gastrintestinal, pode ser detectado no sangue circulante. Amplamente aceito como auxiliar no monitoramento do câncer, CEA não deve ser visto como um marcador tumoral específico, pois ele é secretado em pequenas quantidades por certos tecidos normais durante toda a vida adulta. A detecção no soro associa-se a várias malignidades como as de estômago, pâncreas,gastrintestinais, mama, pulmão e ovário. O antígeno carcinoembrionário está presente em doenças benignas como hepatopatias, pancreatites, enfisema pulmonar, doenças benignas da mama, colite ulcerativa, doença de Crohn epólipo retal. Níveis mais elevados são encontrados em tabagistas. O CEA é usado na monitoração de tumores gastrintestinais, particularmente no câncer colorretal. O CEA pode ser usado paramonitorar a eficácia do tratamento, a recidiva da doença local ou metastática. Elevações dos níveis de CEA são maiores nas metástases e menores na recidiva local. Os níveis mais altos são encontrados nas metástases ósseas e hepáticas.
Cromogranina A - A cromogranina A, também denominada secretogranina I, constitui-se num grupo de proteínas presentes em vários tecidos neuroendócrinos. É um marcadortumoral com utilidade em neoplasias endócrinas, tipo feocromocitoma, síndrome carcinóide, carcinoma medular da tireóide, adenoma hipofisário, carcinoma de células ilhotas do pâncreas e na neoplasiaendócrina múltipla. Este marcador possui utilidade também no carcinoma pulmonar de células pequenas.
BTA (antígeno tumoral da bexiga) - O antígeno tumoral da bexiga (BTA) é uma proteína expressa porvárias células tumorais, mas por poucas células normais. Durante o desenvolvimento de tumores uroteliais da bexiga, essas moléculas são liberadas na urina. Sua sensibilidade varia de 32% a 100% e a especificidade de 40% a 96%. Os resultados falso positivos relacionam-se à litíase urinária, processos irritativos da bexiga e sonda vesical de demora. Devido ao seu baixo valor preditivo positivo, sua...
tracking img