Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 . Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, nãoexistem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.

De outra forma, temos definido que a Economia – A economia é a ciênciaque estuda a escassez de recursos frente às necessidades ilimitadas. Segundo a trilogia clássica formação, distribuição e consumo de riquezas, “a economia é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas que devem ser seguidas para que seja mantida em nível elevado a produtividade; melhorado o padrão de vida das populações e empregados corretamente os recursos escassos”. (Paul AnthonySamuelson).

Assim, para o desenvolvimento de energias alternativas e renováveis, os cálculos econômicos são necessários para a verificação da viabilidade de obtenção, ou sustentabilidade. Hoje, muito se fala das energias alternativas, renováveis e a escassez ou esgotamento de energias essenciais ao nosso dia a dia, incluindo Países de grande potencial econômico. Mas, podemos e devemoscontribuir ao que esteja ao alcance de cada um, começando pela nossa casa, nossa rua, nosso bairro, e teremos bons resultados para o bem comum, e a consciência de ter cumprido com a melhor prática de preservação do meio ambiente.
2. Um dos principais indicadores que demonstram a realidade econômica de um país ou região é o PIB (Produto Interno Bruto). Tal indicador nada mais é do que a mensuração detodos os bens e serviços, ou seja, de toda a riqueza produzida. Uma das maiores confusões em relação ao PIB é a diferença entre o mesmo e outro importante indicador econômico: o PNB (Produto Nacional Bruto). 

Embora o conceito de PIB seja preferido na maior parte do mundo, como no Brasil e Grã Bretanha, o PNB é utilizado especialmente em determinados países, como nos Estados Unidos, por exemplo. O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país. 

Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além dasriquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não. 

Desta forma, em países em desenvolvimento, como o Brasil, o PNB normalmente é menor que o PIB, uma vez que as transnacionais enviam grande parte de seus lucros para seus países de origem. Da mesmaforma, em países com muitas empresas de atuação global, como nos Estados Unidos, o PNB tende a ser maior, já que há uma grande absorção dos lucros gerados por suas empresas no exterior.
O PNB significa Produto Nacional Bruto, que também é um indicador importante da economia de um país. Qual é a diferença entre os dois conceitos? O PIB é o valor de toda a riqueza de bens e serviços ocorrida dentrodas fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior, daí o qualificativo de "interno”. O PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros paises, daí o qualitativo “nacional”....
tracking img