Textos empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO: QUAL A INFRAESTRUTURA QUE PRECISO NO INÍCIO?

Neste texto o autor enfatiza a importância de reduzir o máximo possível os custos fixos no início da caminhada de um empreendimento. Sabemos que os custos fixos são os maiores inimigos do empreendedor, seja o empreendimento recém-nascido ou maduro, não importa. Logicamente, novos empreendimentos precisam se estabelecer perante o mercado, euma infraestrutura pesada em termos de maquinário logo no início, pode impedir a sobrevivência da empresa. O autor relembra a importância de se utilizar quando possível maquinários em caráter de comodato, empréstimo, etc, dispensando financiamentos pesados para a empresa. Ressalta também a possibilidade de se aderir a modalidade de home office como estratégia para fugir dos custos fixos.
Para oempreendimento que desejo iniciar, esse texto colabora e muito, visto que atividades de projetos elétricos não necessitam um alto investimento inicial. Mais do que tudo, o home office é uma ótima estratégia para não se gastar com alugueis, impressoras, podendo-se terceirizar essa tarefa, etc...

TEXTO: COMO ENCONTRAR OS MELHORES FORNECEDORES?

O autor salienta a necessidade de ter definido a sualista de fornecedores antes mesmo de inaugurar seu empreendimento. Fornecedores são uma parcela fundamental para a saúde da empresa, visto que, prazos e preços devem ser discutidos com clareza e sem “forçar a barra”, pois, se apenas um sai ganhando, não se caracteriza como parceria.
Deve-se considerar a possibilidade de estabelecer parceiras tanto com fornecedores pequenos quanto grandes, pois,as dificuldades e riscos dos dois acabam se completando e você terá flexibilidade de poder escolher.
Não deve-se excluir a possibilidade de estabelecer parceiros internacionais. Dependendo no tipo de produto que você ira trabalhar, o custo de produção aqui no Brasil pode não ser competitivo com os preços do fornecedores externos.
No caso do meu empreendimento, o escritório de projetos deinstalações elétricas, os fornecedores estão ligados diretamente a prazo de entrega e à proximidade. O nicho de mercado de projetos muitas vezes é regional, sendo que os fornecedores estarão na região de atuação do escritório de projetos. Necessita-se de agilidade e com certeza, as gráficas especializadas em impressão são reconhecidas pela sua agilidade. Como o autor falou, precisarei estabelecer maisparcerias, pois quando uma delas não estiver disponível, eu poderei escolher entre as outras.

TEXTO: COMO CALCULAR QUANTO DINHEIRO VOU PRECISAR?

Este texto é muito interessante pois foca naquele que pode ser o maior problema de “saúde” de um empreendimento nos seus meses iniciais de vida: as dívidas. Sempre quando pensamos em verba, lembramos dos bancos. Essa alternativa, segundo o autor, é amenos atrativa, pois os juros abusivos podem comprometer a capacidade da empresa de lidar com as contas. É muito importante encontrar alternativas inteligentes de financiamento assim também como orçamentos que englobem todos os custos envolvidos. Dependendo do nicho de atuação da empresa, podem ser estudadas as possibilidades de investidores anjos, que são interessados no investimento de novosprojetos tanto através de verbas como através de experiência.
No meu projeto de empreendimento, terei que focar no orçamento critico dos gastos necessários para viabilizar o andamento saudável da empresa. Por conta própria, já estive pesquisando softwares que facilitem o controle de gastos, tal como fluxo de caixa, pagamentos a realizar e a receber. Nestes aplicativos, temos à mão todo ocomportamento financeiro da empresa, sendo possível visualizar os investimentos e gastos que podem ou não ser feitos baseados nos dados do software. Essa alternativa é interessante pois podemos nos concentrar em outras atividades que dispendam tempo para que sejam desenvolvidas com eficácia.

TEXTO: COMO DEFINIR O PREÇO DOS MEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS?

É importante definir qual estratégia de preço deve...
tracking img