Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. MICROECONOMIA 2
2. MACROECONOMIA 3
3. ECONOMIA INTERNACIONAL 4
4. IMPACTO DA INFORMÁTICA 5
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8


1. MICROECONOMIA

A Microeconomia é o ramo da ciência econômica responsável por estudar os comportamentos dos indivíduos perante as variações das variáveis econômicas. Ela analisa a formação de preços e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda ofuncionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Ela tem como objetivo tratar das escolhas dos indivíduos quanto à afetação dos recursos escassos que têm disponíveis, a afetação das coisas. Assim, estuda os fundamentos das escolhas econômicas de cada indivídua e a sua evolução com a alteração dos preços das coisas. Além de considerar um certo nível de agregação. No entanto, aagregação é sempre de coisas idênticas (homogêneas), por exemplo, pode considerar em conjunto os consumidores de laranjas e em conjunto os vendedores de laranjas, sendo que apesar de haver muitas variedades de laranjas, para um certo grau de abstração, são todas idênticas.
A Microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção, ela divide-se em algumas partes:a. Teoria do Consumidor: Responsável por estudar a preferência do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
b. Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
c. Teoria da Produção:Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

2. MACROECONOMIA

A Macroeconomia é o ramo da ciência econômica que se propõe em explicar as relações entre os agregados de uma economia e encara os factos econômicosglobais.
Também conhecida como Teoria da Renda, a Macroeconomia trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartições ou distribuições. Em outras palavras, poderíamos definir Macroeconomia como o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.
Ela tem como objetivo, estudar a economia geral, analisando adeterminação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A Macroeconomia se possui algumas metas como aumentar o nível deempregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

a. Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
b. Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa desalários e o nível de emprego.
c. Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
d. Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
e. Mercado de Divisas: Depende das exportações e deentradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

3. ECONOMIA INTERNACIONAL

A economia internacional, se trata de uma análise das influências que o mercado internacional tem com cada País. Através da economia internacional, sabemos como o mercado interno reage ao mercado externo e vice versa. Ela também analisa o funcionamento do mercado...
tracking img