Analise de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Campinas – Unidade 1

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

“ECONOMIA – DE ONTEN, HOJE E DO AMANHÔ

Campinas
2013
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS

CUSTO DE OPORTUNIDADE
A transferência dos fatores de um bem para produzir um bem implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte de um bem X para de produzir mais do bem Y. O custo de oportunidade, também é chamadode custo alternativo, por representar o custo da produção alternativo sacrificada. Por exemplo: para aumentar a produção de alimentos de 30 para 60 toneladas (passar do ponto B para o D) o custo de oportunidades em ermos de máquinas é igual a 10 mil, que é a quantidade sacrificada desse bem para se produzirem mais de 30 toneladas de alimentos.
É de se esperar que os custos de oportunidades sejamcrescentes, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem,os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais onerosa, e o grau de sacrifício vai aumentando, isto é, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são completamenteadaptáveis a outros usos.
Esse fato justifica o formato côncavo da curva de possibilidade: acréscimo igual na produção dos alimentos implica decréscimos cada vez maiores na produção de máquinas.

PESQUISA SOBRE NOTICIAS RELACIONADADAS AOS CONCEITOS
CUSTO DE OPORTUNIDADE

Custo de Oportunidade é um termo usado em economia para indicaro custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O custo, até mesmo o custo social, é causado pela renuncias da entidade aos benefícios que poderiam, ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ao mais alto retorno que poderia ser gerado aplicação alternativa.
Por outras palavras, o custo de oportunidades representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Aotomar uma determinada escolha, deixam-se de lado as demais possibilidades. A alternativa escolhida associa-se como "Custo de Oportunidades".
O custo de Oportunidade não é definido só em termos monetários, mas, ao invés, pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorizada pelas pessoas ou entidades envolvida.
Ex: Um exemplo clássico da literatura econômica: uma fábrica de cadeirasque produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Perante uma oportunidade de negócios esta fabrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 02 cadeiras para alimentar a procura de duas mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaramde ser fabricadas. Se uma cidade decide construir um hospital num terreno baldio de propriedade pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno com o capital investido. Também se renuncia, por exemplo, à possibilidade de construir um centro desportivo, um estacionamento ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidadee assim por diante.
Avaliar o custo de oportunidade é fundamental em qualquer iniciativa econômica, ainda mais quando não estão explícitos valores financeiros, o que pode levar a uma ilusão de que se obtiveram benefícios sem qualquer custo.
ALGUNS TIPOS DE CUSTO DE OPORTUNIDADE
Custo de oportunidade escondido
Custo de Oportunidade aberto
Custo de oportunidade contabilístico
Custo deoportunidade ambiental
CUSTO DE OPORTUNIDADE ESCONDIDO
É o verdadeiro e camuflado custo de operação. A consciência do conceito de custo escondido em cada decisão.

CUSTO DE OPORTUNIDADE ABERTO
Tal como o escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou embutimento de custos sob diversas máscaras contabilisticas.

CUSTO DE OPORTUNIDADE AMBIENTAL
É o máximo valor que poderia ter...
tracking img