Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ouro, balizado pelo câmbio e pelo preço no mercado internacional, foi a aplicação com o melhor retorno no mês de março, com alta de 3,5%. O metal precioso, que foi considerado um dos melhoresinvestimentos de 2012 (com retorno de 15,26%), tinha desvalorizado nos dois primeiros meses deste ano.

De acordo com o educador financeiro e sócio-fundador do Dinheirama, Conrado Navarro, "o ourocontinua sendo uma boa alternativa para proteção (hedge)". Em meio a um cenário de incerteza para a economia mundial e de aversão ao risco o ouro tende a ser mais procurado pelos investidores.

Já o dólarPtax, que ainda não tinha registrado alta mensal neste ano, fechou como o segundo melhor investimento em março, com valorização de 1,94%. No primeiro mês do ano a divisa teve retorno negativo de2,70% e em fevereiro de 0,65%.

"A oscilação do dólar já é mais confusa, porque depende da atuação do governo", pontua Navarro. "Temos um câmbio flutuante, mas o governo já sinalizou que a moeda deveficar em torno de R$ 2 até o final deste ano. O real esteve valorizado durante um bom tempo e o momento agora é de correção", aponta.

CDB e CDI
Após ser o melhor investimento do mês de fevereiro, oCDB (Certificado de Depósito Bancário) prefixado (Bancos 1ª linha) perdeu para o ouro e para o dólar Ptax este mês- apesar de ter o mesmo retorno do período anterior (0,56%). Em seguida, aparece apoupança antiga (depósitos feitos até 3 de maio de 2012) com rentabilidade de 0,50%. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que baliza diversas aplicações de renda fixa, como CDBs pós-fixados,terminou o mês com rentabilidade de 0,51%.

Já a poupança nova (depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012), rendeu 0,41%. A rentabilidade da "nova" poupança é atrelada à taxa básica de juros –sempre que a Selic estiver em 8,5% ao mês ou menos, a caderneta rende 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial). Como a taxa de juros está em seu menor nível histórico (7,25% ao ano), o rendimento...
tracking img