Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FA720 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 1º PERIODO LETIVO DE 2013

Nome do Responsável: MARCO TULIO OSPINA PATINO Lista de Exercícios nº 1 Medidas de atividade econômica Entrega ATÉ 26/03/2013 Via Teleduc (Ensino Aberto)

1. O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa é: a. A pobreza. b. O controle dos bens produzidos. c. A escassez. d. A taxação daqueles que recebem toda e qualquerespécie de renda. e. A estrutura de mercado de uma economia. 2. Os três problemas econômicos relativos a “o quê”, “como” e “para quem” produzir existem: a. b. a. b. c. Apenas nas sociedades de planejamento centralizado. Apenas nas sociedades de “livre empresa” ou capitalistas, nas quais o problema de escolha é mais agudo. Em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma deorganização política. Apenas nas sociedades “subdesenvolvidas”, uma vez que desenvolvimento é, em grande parte, enfrentar estes três problemas. Todas as respostas anteriores estão corretas.

3. Escolha a alternativa errada: a. A política de rendas corresponde basicamente aos controles de preços dos salários. b. A política monetária tem aplicação mais imediata do que a política fiscal. c. Apolítica tributária é um tipo de política fiscal d. A política cambial, no setor externo, refere-se a alterações na taxa de câmbio. e. Todas as alternativas anteriores estão erradas. 4. A “política fiscal” de um governo pode ser definida como sua política relativa à (ao) (aos): a. Relação entre o total de suas compras e bens e serviços e o total de seus pagamentos de pensões. b. Regulamentação deatividades bancárias e de crédito. c. Total e aos tipos de despesas e à maneira de financiar estas despesas (tributação, levantamento de empréstimos, etc.). d. Serviços de educação, saúde e segurança nacional. e. Regulamentação de impostos. 5. A política monetária e a política fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato: a. A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastospelo governo, enquanto que a política fiscal trata das taxas de juros. b. A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos. c. A políticamonetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de rédito, enquanto que a política fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos. d. Não há, essencialmente, diferença entre as duas, uma vez que os objetivos e as técnicas de operaçõessão as mesmas. e. Nenhuma das respostas anteriores.

FA720 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 1º PERIODO LETIVO DE 2013

6. Quais das seguintes variáveis macroeconômicas são determinadas no mercado de trabalho? a. Nível de emprego e salário real. b. Nível de emprego e salário monetário. c. Nível geral de preços e salário real. d. Salário real e salário monetário. e. Nível de emprego e nível geral depreços. 7. Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção 8. Analisando uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como este sistema funciona. 9. Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia, defende que a fixação do salário mínimo, embora tenha uma clara dimensão normativa, pode serdiscutida no campo da economia positiva. a. b. Em que consiste a distinção entre economia positiva e economia normativa? Identifique as dimensões positiva e normativa de uma política de fixação de salário mínimo.

10. Quais são as metas da política macroeconômica. Explique sucintamente cada uma delas. 11. Conceitue PIB real, PIB monetário e Deflação. 12. O Produto Interno Bruto, a preço de...
tracking img