Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACIP – CAMPUS PONTAL

O PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA
Indústria Brunelli Ltda.


BRUNO ARAÚJO LIMA
GUSTAVO BARBOSA
JOHN DYORD REIS
LUCAS EMANUEL SILVA GUIMARÃES
RICARDO SOARES

ITUIUTABA − 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACIP – CAMPUS PONTAL

O PROCESSO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA IndústriaBrunelli Ltda.




Trabalho orientado pelo professor Alzemar José Delfino para a disciplina de Administração de Operações I do 2º período do curso de Ciências Contábeis.

ITUIUTABA – 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 A ORGANIZAÇÃO3 O PROCESSO PRODUTIVO

4 SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 REFERÊNCIAS1 INTRODUÇÃO

Para uma empresa ser competitiva, é necessário conhecer o mercado no qual deseja atuar e as condições internas necessárias para enfrentar os desafios da competitividade. A área de produção e operações da empresa tem papel fundamental para que a mesma possa alcançar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para tal foi escolhida aIndustria Brunelli Ltda. Empresa líder no comércio local durante várias décadas.
Neste trabalho, busca-se analisar as operações da empresa, enfatizando o papel estratégico da área de produção e os cinco objetivos de desempenho. Para tanto, utiliza-se do estudo de caso da empresa Brunelli, a título de ilustração, para analisar como a área de produção desempenha o seu papel estratégico. Para alcançaro objetivo proposto, além da entrevista feita com o gerente, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica para conhecer os conceitos e aspectos relevantes sobre a área de produção.
O trabalho divide-se em três seções além desta introdução: a primeira consiste em uma exposição da empresa mostrando sua história, sua fundação, suas características e seu ramo de atividade; na segunda, apresenta-se oprocesso produtivo, na terceira, sugestões e recomendações. Em seguida, são feitas considerações finais.

2 A ORGANIZAÇÃO

A Industria Brunelli Ltda. atua na torrefação e moagem de grãos de café através da transformação dessa matéria prima em vários tipos de produtos acabados. A empresa foi fundada pelo Sr. Edson Brunelli, nascido em uma tradicional fazenda de café na região de Bebedouro – SP.Quando tinha 15 anos, a fazenda foi vendida e seu pai, já estando no negócio de café como gerente, resolveu adquirir uma torrefação local (Café Recreio). Com o passar dos anos e com experiência no ramo de torrefação, unificou-se a outras torrefações, medida forçada pelo Governo Federal na época, surgindo assim a Turil ( Torrefações Unidas de Rio Preto Ltda). Em 1978, a Turil adquiriu uma terceiraunidade em Ituiutaba - MG e o Sr. Edson se transferiu para esta unidade. A partir de 1983, houve a separação da sociedade, quando adquiriu 100% das ações da torrefação, que passou a se chamar Indústria Brunelli Ltda.
|
|
3 O PROCESSO PRODUTIVO

A indústria utiliza-se de dados de sites relacionados ao mercado do café, nos quais são disponibilizadas diversas informações, tais como, cotações devários estados, análises do setor cafeeiro, preços dos produtos enfim informações necessárias para adequação da indústria ao mercado.
No processo de produção não ocorrem intervenções, pois, o processo atende às exigências de padrões para determinados tipos de café e de embalagens, o que evidencia a produção contínua. A produção em lotes é definida a partir da demanda existente em relação às...
tracking img