Pesquisar apenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anotações do Aluno

Aula Nº 2 – Balanço Patrimonial
Objetivos da aula:
Os objetivos desta aula são: 1) Apresentar uma das principais demonstrações que a Contabilidade produz e demonstrar a lógica de sua construção. 2) Conceituar os principais elementos que compõem o Balanço Patrimonial. 3) Conceituar o Resultado e demonstrar a sua ligação com o Balanço Patrimonial. Ao final desta aula, vocêdeverá estar apto a compreender a lógica do equilíbrio do patrimônio e suas relações com o resultado das operações da empresa.

1. Introdução
O termo balanço patrimonial remete-nos à idéia de equilíbrio do patrimônio, mas equilíbrio em qual sentido? No sentido de que todos os recursos que são aplicados na empresa têm uma origem, portanto a soma dos valores aplicados deve ser igual à soma dosvalores das origens dos recursos.

E de onde vem os recursos para fazer esses investimentos? Os recursos podem vir dos sócios ou de terceiros que, de alguma forma,
Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Geral

A empresa investe em bens e direitos (valores a receber): dinheiro em caixa, dinheiro depositado em bancos, adquire mercadorias para revender, adquire imóveis, adquire veículos para fazeras entregas de suas mercadorias, adquire móveis etc.

11

Aula 02 - Balanço Patrimonial

Anotações do Aluno

estão financiando a empresa. Portanto, se a contabilidade registrar tudo o que foi investido na empresa e, concomitantemente, registrar as origens desses recursos investidos, teremos o equilíbrio do patrimônio e poderemos demonstrar esse equilíbrio por meio do Balanço Patrimonial.Portanto, o Balanço Patrimônio demonstra o equilíbrio do Patrimônio: Bens e direitos (aplicações) = obrigações (origens)

Para que as demonstrações contábeis tenham uniformidade, a contabilidade demonstra sempre os bens e direitos no lado esquerdo e denomina ATIVO; e as obrigações são demonstradas sempre no lado direito e denominadas PASSIVO.

2. Conceitos de Ativo e Passivo
Portanto, podemosdizer que o Ativo de uma empresa é composto pelos seus bens e direitos (aplicações de recursos) e o Passivo é composto por suas obrigações (origens dos recursos).

No Passivo, as obrigações que a empresa assume para com terceiros são também chamadas de obrigações exigíveis; ou seja, no vencimento, os credores exigirão o pagamento da obrigação. As obrigações que a empresa tem com os seus sóciosou acionistas são também chamadas de obrigações não exigíveis, ou seja, não têm vencimento, os sócios não exigirão o cumprimento dessa obrigação em determinado prazo, daí surge o conceito de PATRIMÔNIO LÍQUIDO, que pode ser definido de forma
Faculdade On-Line UVB

12

Aula 02 - Balanço Patrimonial

Contabilidade Geral

Anotações do Aluno

simples como: tudo o que a empresa tem (bens edireitos), menos o que ela deve a terceiros (obrigações exigíveis), portanto: PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO – PASSIVO EXIGÍVEL Assim, a demonstração do Patrimônio (Balanço Patrimonial) ficaria:

3. Contas Patrimoniais
Com o objetivo de facilitar o controle dos itens do Patrimônio, a Contabilidade cria um sistema de contas (Plano de Contas), agrupando, em cada conta criada, um ou mais itens comcaracterísticas semelhantes. Para controlar os recursos em espécie, a Contabilidade cria a conta “Caixa”, que efetiva toda a movimentação em dinheiro da empresa. Para controlar as mercadorias para revenda, cria a conta “Mercadorias”. Se a empresa tiver diversos tipos de mercadorias para revenda, deve controlar cada item por meio de uma ficha separada de controle de estoque. Para controlar os valoresa receber, cria a conta “Duplicatas a Receber” ou “Clientes”, assim todas as vendas a prazo e todos recebimentos de clientes são registrados nesta conta. A empresa deve criar uma subconta para cada cliente a fim de melhorar o controle de seus créditos com cada um deles. Para controlar os bens duráveis, a Contabilidade cria uma conta para cada
Faculdade On-Line UVB

13

Aula 02 - Balanço...
tracking img