Computadores descartaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTADORES DESCARTÁVEIS

São computadores muito simples composto de um único chip para desempenhar uma única função como um cartão de felicitações que toca musica e os bichinhos virtuais.
Odesenvolvimento provavelmente mais importante na área dos computadores descartáveis é o chip RFID (Radio Frequency IDentification - identificação por radiofreqüência). Agora é possível fabricar poralguns centavos chips RFID sem bateria com menos de 0,5 mm de espessura que contêm um minúsculo radiotransponder e um único número de 128 bits embutido. Quando pulsados por uma antena externa, sãoalimentados pelo sinal de rádio de entrada por tempo suficiente para transmitir seu número de volta à antena. Conquanto os chips sejam minúsculos, suas implicações com certeza não são.

Por exemplo: acabarcom os códigos de barras de produtos. Já foram feitos testes experimentais nos quais o fabricante anexou chips RFID (em vez de códigos de barras) a seus produtos à venda em lojas. O cliente escolheseus produtos, coloca-os em um carrinho de compras e apenas os leva para fora da loja, sem passar pela caixa registradora. Na saída da loja um leitor munido de uma antena envia uma sinal solicitando quecada produto se identifique, o que cada um faz por meio de uma curta transmissão sem fio. O cliente também é identificado por um chip embutido em seu cartão bancário ou de crédito. No final do mês, aloja envia ao cliente uma fatura identificada por itens referente às compras do mês. Se o cartão de banco ou cartão de crédito RFID do cliente não for válido, um alarme é ativado. Esse sistema não sóelimina a necessidade de caixas e a correspondente espera na fila, mas também serve como sistema antifurto porque de nada adianta esconder um produto no bolso ou na sacola.
Uma propriedadeinteressante desse sistema é que, embora os códigos de barra identifiquem o tipo de produto, não identificam o item específico. Com 128 bits à disposição, o RFID faz isso. Como conseqüência, cada pacote de...
tracking img