Logistica industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Natureza e classificação dos bens de pós-consumo

A classificação de bens de utilidade adotada neste livro refere-se à duração de sua vida útil, por ser mais adequada, na medida em que a preocupação principal da logística reversa é o equacionamento dos processos e caminhos percorridos por esses bens ou por seus materiais constituintes após o términos de sua vida útil.Esses bens ou seusmateriais constituintes transformam-se em produtos denominados de pós-consumo e podem ser enviados a destinos finais tradicionais, como a incineração ou os aterros sanitários, considerados meios seguros de ‘estocarem’ e eliminação, ou retornar ao ciclo produtivo por meio dos canais de ‘desmanche’, ‘reciclagem’ ou ‘reuso’ em uma extensão de sua vida útil. Essas alternativas de retorno ao cicloprodutivo, conforme já mencionamos, constituem-se na principal preocupação do estudo da logística reversa e dos canais de distribuição reversos de pós-consumo.
A vida útil de um bem é entendida como o tempo decorrido desde a sua produção original até o momento em que o primeiro possuidor se desembaraça dele. Esses desembaraços pode se dar pela extensão de sua vida útil, como novos possuidores ,quando existe o interesse ou a possibilidade de prolongar sua utilização, ou pela sua disponibilização por outras vias, como o coleta de lixo urbana, as coletas seletivas, as coletas informais, entre outras, passando-o à condição de bem de pós-consumo.
Como essa definição, que difere das tradicionais definições dadas aos bens sob o ponto de vista econômico, os produtos fabricados pelo homemapresentam durações de vida útil que se estendem desde alguns dias até algumas décadas. Dessa maneira, para efeito do enfoque da logística reserva e dos canais de distribuição reversos de pós-consumo dos materiais, consideremos três grandes categorias de bens produzidos: os bens descartáveis, os bens semiduráveis e os bens duráveis.
Com evidentes dificuldades de classificação em alguns casosintermediários, adotaremos neste livro as seguintes características gerai desses bens:
Bens descartáveis: são os bens que apresentam duração de vida útil media de algumas semanas, raramente superior a seis meses. Essa categoria de bens produzidos constitui-se tipicamente de produtos de embalagens, brinquedos, materiais para escritório, suprimentos para computadores, artigos cirúrgicos, pilhas deequipamentos eletrônicos, fraldas, jornais, revistas, entre outros.
Bens duráveis: são os bens que apresentam duração de vida media útil variando de alguns anos a algumas décadas. Constituem bens produzidos para a satisfação de necessidades de vida social e incluem os bens de capital em geral. Fazem parte dessa categoria os automóveis, os eletrodomésticos, os eletroeletrônicos, as maquinas e osequipamentos industriais, os edifícios de diversas naturezas, os aviões, as construções civis, os navios, entre outros.
Os bens semiduráveis: são os bens que apresentam duração média de vida útil de alguns meses, raramente superior a dois anos. Trata-se de uma categoria intermediaria que, sob o enfoque dos canais de distribuição reversos dos materiais, apresenta características ora de bensduráveis, ora de bens descartáveis. Trata-se de bens como baterias de veículos, óleos lubrificantes, baterias de celulares computadores e seus periféricos, revistas especializadas, entre outros.

TENDÊNCIAS Á DESCARTABILIDADE DOS BENS
Principalmente após a segunda guerra mundial, o acelerado desenvolvimento tecnológico experimentado pela humanidade permitiu a introdução constante, ecom a velocidade crescente, de novas tecnologias e de novos materiais que contribuem para a melhoria da performance técnica para redução de preços e do ciclos de vida útil de grande parcela dos bens de consumo duráveis e semiduráveis. Esses materiais, essas tecnologias e a obsolescência mercadológica planejada permitem a satisfação dos conceitos de diferenciação entre as empresas no mercado. O...
tracking img