Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento económico e desenvolvimento- conceitos e indicadores:
Crescimento das economias--Acesso a mais bens e serviços e a um melhor nível de vida e bem-estar por parte da população.
O crescimento económico (crescimento da riqueza), tendo um valor quantitativo, analisa as situações tendo em vista o aumento da produção.Depende dos recursos e do conhecimento.Mede-se por indicadoreseconómicos.
O desenvolvimento, sendo um fenómeno qualitativo, vai preocupar-se com outros aspetos sejam eles demográficos, económicos, técnicos, sociais, culturais ou políticos.Manifesta-se sobre a qualidade de vida, satisfação das necessidades coletivas, participação política dos cidadãos. É um conceito dinâmico pois está sujeito ás mudanças da sociedade. Equilibra as necessidades da população e a noçãodos limites ao próprio crescimento.
O desenvolvimento humano é o desenvolvimento das pessoas (mais emprego e rendimentos) para as pessoas (mais serviços sociais) e pelas pessoas (participação na vida coletiva).
------------------------------------------------------------------------------------------
O crescimento económico moderno:
Fontes de crescimento económico:
Um modelo renova-se atépraticamente estar esgotado, depois tem que se partir para a inovação.
1-O aumento da dimensão dos mercados(interno e externo): No pós-II Guerra Mundial, iniciada a descolonização, as economias desenvolveram-se com base na inovação tecnológica, investimento e aumento da dimensão dos mercados (interno e externo). Grande expansão da Economia que ainda hoje se considera o período de maiorcrescimento.
Boom da economia no pós-guerra: energia barata, crescente liberalização das trocas no comércio internacional,mercados em expansão.
-A sociedade de consumo: esta corresponde à necessidade de alargamento da dimensão dos mercados e tem um papel determinante no crescimento económico.
-Integração Económica: União dos mercados de vários países com a livre circulação de bens, serviços ecapitais.
-Novos países industrializados:(Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, Singapura, Malásia, China, Índia etc).Economias muito dependentes do exterior no que respeita ao seu financiamento, escoamento das exportações, importação de tecnologias, instabilidade financeira, etc.
-Os BRIC-Brasil, Rússia, índia e China: Grandes mercados internos (devido á sua grande dimensão geográfica).
-AGlobalização: implica uma maior regulação dos mercados, respeito pelos direitos das populações, apoios institucionais.
Relações entre ao aumento da procura e o crescimento económico:-Aumento da dimensão dos mercados via aumento da procura interna (aumento da população); Aumento da dimensão dos mercados via aumento da procura interna (maior poder de compra);Aumento da dimensão dos mercados via aumento daprocura externa (comércio internacional).
2- Investimento de Capital(Uma das aplicações da poupança. Consiste na aquisição ou melhoramento dos bens físicos ou humanos, para aumento da produção ou da produtividade.).
Investimento de Capital físico:Para que a produção possa continuar é necessário substituir ou aumentar os bens de equipamento e as matérias-primas que se vão desgastando durante oprocesso produtivo.
O investimento de capital fixo com o objetivo de crescimento é a materialização da investigação científica e tecnológica.

Investimento de Capital Humano: Inovação na gestão/capacidade empresarial
Pesquisa/Investigação---Inovações---Investimento físico---Aumento da produtividade---Crescimento da produção---Crescimento Económico.
Educação- A educação é um dos pilares docrescimento económico pela relação direta que tem com a produtividade. As novas competências, necessárias à competitividade das economias atuais exigem investigação científica e técnica e a sua aplicação a novos processos de fabrico. Os trabalhadores deverão ser escolarizados e ter competências específicas para as novas exigências profissionais.
3-Progresso Técnico-O progresso técnico é...
tracking img