Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

NOME DOs ALUNOs (AS)

trabalho interdisciplinar EM GRUPO

Título: Mudanças e Evolução escolar.

Cidade
2012

NOME DOS ALUNOS(AS)

trabalho interdisciplinar

(Título:)

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação,Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Samira Leonel de Castro Lopes
Tutor(a) de sala:

Cidade
2012
Caracterização da Escola

E.E.E.B Margarida Pardelhas

Escola fundada em 1914 aonde voi acom muito orgulho a primeira Escola Publica Estadual Fundadaem Cruz Alta em 08 de março de 1914, tendo como denominação de Colegio Elementar Venâncio Aires, aonde iniciou sua trajetória educativa com um total de 410 alunos. Obs: a primeira diretora da escolha chamada deMargarida Pardelhas, que ficou frente à escola de 1914 a 1933.

Assim, a escola passou a funcionar a partir de 1929 num moderno e espaço prédio na rua General Câmara, centro. Tendo em1943 a demoninação de Grupo Escolar Margarida Pardelhas, numa homenagem à diretora que permaneceu por 19 anos dirigindo e com eficiencia e brilhantismo, pois acrediva na educação como base formadora de ideias e consciencias.

Atualmente a instituição atende um total de 1.130 alunos distribuidos em três turnos de funcionamento, com 35 turnas de Ensinos Fundamental e Medio, sob a direção deprofessora Vera Lucia Weber dos Santos e Vices-diretoras.

1. Quais as principais mudanças que ocorreram em relação aos conteúdos escolares (tipos de disciplinas, currículos das séries) e ao tempo de permanência dos alunos na escola (diário e anual)?

Sabemos que a escola tal como ela se encontra hoje, há muito tempo está assim formatada. Se olharmos a História da Educação, podemos perceber queos componentes curriculares e por extensão, os conteúdos trabalhados e/ou listados para serem trabalhados pelos alunos nas instituições de ensino, foram elencados conforme determinados interesses ou por serem considerados os mais importantes. Muito a humanidade já produziu durante a sua história que não é privilegiado nas escolas, mas a maioria dos conteúdos é resultante de determinadas escolhasque atendem a critérios não muito claros, que numa época foram escolhidos e que se perenizam nos sistemas de ensino. Quanto ao tempo de permanência dos alunos na escola, apesar de existirem vários documentos legais ( como por exemplo o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, alguns pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação) as escolas têm mantido hámuito tempo oferecendo uma das menores jornadas de trabalho pedagógico do mundo. Países considerados avançados em termos de desenvolvimento humano têm jornadas superiores a 6 horas diários, ao passo que a maioria dos sistemas de ensino brasileiros, continuam com as pífias quatro horas. Especificamente, esta escola também mantém tão somente o que determina a legislação maior, ou seja, 200 diasletivos, e 800 horas aulas, desenvolvidos em dias de 4 horas. Uma mudança está delineando-se com a instituição do Ensino Médio Politécnico, com a obrigatoriedade do cumprimento de 1000 horas aula ao longo do ano letivo.

2. Houve mudança no processo de ensino e aprendizagem (ou seja, no modo dos professores ensinarem e dos alunos aprenderem e estudarem)? Quais? Por quê?

Acredito quer mudançassubstanciais e significativas não aconteceram ao longo das últimas décadas. Sabe-se hoje como os alunos aprendem, quais são as características dos mesmos, seus valores, conceitos, pensamentos e interesses, mas ainda assim, grande parte dos professores continuam trabalhando para alunos que não existem mais. Acredito que a maior dificuldade é justamente no entendimento de alguns professores quanto a...
tracking img