Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Macroeconomia é o estudo da economia como um todo, analisando o comportamento e a determinação de grandes agregados, sendo eles: renda, inflação, empregos taxa de juros e PIB.
- As metas dapolítica macroeconômica são:
a. alto nível de emprego
b. estabilidade de preços (caso não seja alcançado, os problemas gerados pela inflação para a economia são: distorção sobre a distribuição de renda,sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.)
c. distribuição de renda socialmente justa
d. crescimento econômico
- Uma crise de desemprego atingiu todos os paísesdo mundo ocidental e passou a preocupar o mundo capitalista, a partir dos anos 30, com a queda da bolsa de valores em NY. O motivo da queda foi a ausência de políticas econômicas.
- Keynes redesenhoua visão macroeconômica, forneceu aos governantes instrumentos necessários para que a economia recuperasse seu nível de emprego potencial ao longo do tempo.
Ele propõe uma questão discutida até hj:qual deve ser a intervenção do Estado na economia?
Maior nível de atividade significa um aumento considerável de produtividade em todos os setores da economia, e se os recursos naturais são limitados,esta situação provocará ao longo do tempo, falta desses recursos gerando possíveis crises na produção e oferta de produtos no mercado econômico com consequente inflação.
- O efeito da concentraçãode renda, considerando o desenvolvimento capitalista é que o os ricos enriquecem, os pobres empobrecem, e a regiões sul e sudeste, saem na frente em termos de desenvolvimento econômico, pois existemnelas, um nº maior de grds empresas.
- As políticas exigidas para estimular a atividade produtiva, num cenário de desemprego e capacidade ociosa, é o aumento de recursos disponíveis e o avançotecnológico.
- Desafios da macroeconomia:
a. Crescimento da renda nacional per capita;
b. redução dos níveis de desemprego;
c. qualificação da mão de obra;
d. reestruturação na qualidade do ensino;...
tracking img