Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na parte I do capitulo 11 do livro Psicologia da Educação Escolar., a autora Maria Luisa Pérez Cabaní analisa o surgimento, a evolução e a concepção dos enfoques de aprendizagem nos dias atuais. Oobjetivo desses estudos é aprofundar-se na conceituação da relação ensino-aprendizagem. Esses estudos desenvolveram-se a partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa, a fenomenografia que tem porobjetivo conhecer, sistematizar e compreender como as pessoas aceitam e classificam suas experiencias diárias.
Os autores fizeram uma análise d a compreensão que os alunos tiveram após ler um texto,e chegaram a conclusão que as diferenças nos níveis de compreensão não se devem a quantidade de informação e sim as intenções que os alunos tinham diante dos textos. Essa diferença levou ao termoenfoque de aprendizagem que é o conjunto de intenções que orientam e condicionam a atuação do aluno durante o processo de aprendizagem. Nessa primeira parte concluiu-se inicialmente dois tipos de enfoque,o profundo e o superficial. Posteriormente em um estudo feito por Entwistle, Hanley e Ratcliffe(1979) diferenciam os enfoques em enfoque profundo ativo ,enfoque profundo passivo,enfoque superficialativo e enfoque superficial passivo.
Na segunda parte são estudados fatores relacionados aos enfoques de aprendizagem, a relação estabelecida entre os enfoques de aprendizagem e outros fatores queintervem no processo de ensino. O primeiro fator a ser analisado é a atividade mental construtiva dos alunos, o segundo é a atividade educacional do professor e o terceiro são os fatores do conteúdo.Na terceira e ultima parte a autora trata da qualidade da aprendizagem, se analisada considerando os resultados da aprendizagem é a consecução de metas e objetivos, quando se analisa o processoqualidade é considerada como consistência ou como disponibilidade recursos. A mais atual é a consideração de qualidade da aprendizagem em termos de transformação, mudança e melhoria, pela qual se concebe...
tracking img