Resumo pcn matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


LDB 1996
DCNEM1998.
PCN 1997 EF
Reforma do EM em 1999
PCN EM 1999
PCN+ 2002
Orientações Curriculares 2006

Objetivos gerais

Os PCN são referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por todaa equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores.

Eles auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas detransformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo.

São considerados conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os objetivos gerais do EF e EM e os objetivos do ensino-aprendizagem de matemática nortearam a elaboração dos PCN.

Utilizam a idéiade O,C, M de DÁmbrosio, ( objetivos, conteúdos e métodos) e colocam a avaliação em discussão na elaboração do currículo.


Ensino Fundamental-EF


Objetivos da matemática e suas relações com os conteúdos

Os objetivos evidenciam a importância de o aluno valorizar a matemática como instrumental para compreender o mundo à sua volta e de vê-la como área do conhecimento que estimula ointeresse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Adotam como critérios para seleção dos conteúdos sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática apresentam os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo,assim como os conteúdos para desenvolvê-las. São apontadas as possíveis conexões entre os blocos de conteúdos, entre a Matemática e as outras áreas do conhecimento e suas relações com o cotidiano e com os Temas Transversais.

Quanto aos conteúdos, apresentam um aspecto inovador ao explorá-los não apenas na dimensão de conceitos, mas também na dimensão de procedimentos e de atitudes. Em função dademanda social incorporam, já no ensino fundamental, o estudo da probabilidade e da estatística e evidenciam a importância da geometria e das medidas para desenvolver as capacidades cognitivas fundamentais.


Conteúdos gerais e orientações didáticas

Divisão em ciclos ainda não contempla a divisão do EF em 9 anos.


As conexões entre os conteúdos são sugeridas sob o ponto de vistainterdisciplinar, tanto dentro da própria matemática como em outras áreas do conhecimento. Sempre visando trabalhar contextos reais e acessíveis ao estudante.

De forma geral podemos dizer que os conteúdos para o EF estão assim divididos. Divididos , mas propício a inter-relacioná-los.


Conteúdos Conceituais (se relacionam a fatos e dados que permitem ao educando entender fenômenos e interpretar eorganizar a realidade)

Números e operações
Espaço e forma
Grandezas e medidas
Tratamento da informação

1 e 2 ciclos - A Diferença do 1 para o 2 está, basicamente, na introdução do números racionais.

3 e 4 ciclos

Nessa fase é importante destacar o aprofundamento dos conteúdos anteriores e a introdução de conteúdos específicos da química e física, números reais, com destaque para aintrodução aos irracionais. Além disso, os conteúdos visam uma maior capacidade para manipulações algébricas, cálculos de áreas, volumes, inter-relações entre álgebra e geometria, entendimento dos irracionais e suas relações com a geometria. Tais conteúdos devem também preparar o estudante para os que virão no EM.

Números e Operações

Números Naturais, Sistema de Numeração Decimal e Números...
tracking img