Resumo pcn matematica

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


LDB 1996
DCNEM1998.
PCN 1997 EF
Reforma do EM em 1999
PCN EM 1999
PCN+ 2002
Orientações Curriculares 2006Objetivos gerais

Os PCN são referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular, reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por todaa equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores.

Eles auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos docotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas detransformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo.

Sãoconsiderados conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os objetivos gerais do EF e EM e os objetivos do ensino-aprendizagem de matemática nortearam a elaboração dos PCN.

Utilizam a idéiade O,C, M de DÁmbrosio, ( objetivos, conteúdos e métodos) e colocam a avaliação em discussão na elaboração do currículo.


Ensino Fundamental-EF


Objetivos da matemática e suas relações com osconteúdos

Os objetivos evidenciam a importância de o aluno valorizar a matemática como instrumental para compreender o mundo à sua volta e de vê-la como área do conhecimento que estimula ointeresse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Adotam como critérios para seleção dos conteúdos sua relevância social e sua contribuição parao desenvolvimento intelectual do aluno, em cada ciclo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática apresentam os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo,...