Bullyiiing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos
Debater com os alunos sobre comportamento agressivo físico e moral

Introdução
Todo dia, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão físicaou moral por serem gordinhos, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que os outros aos estudos. Segundo uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro pelaAbrapia, uma associação voltada para a infância e a adolescência, 40% dos entrevistados padecem com o bullying. Esse fenômeno, que começou a ser observado nos anos 1970, ainda não tem tradução para onosso idioma, mas compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente. Num dos conjuntos de notas que compõem a seção Guia, VEJA lista umasérie de sintomas diagnosticados por especialistas em vítimas do bullying. A reportagem também conta como algumas personalidades reagiam ao ser importunadas na juventude e anuncia a chegada da agressão aomundo cibernético. De leitura obrigatória, os pequenos textos podem se transformar no fio condutor de uma reflexão sincera sobre como essa prática prejudica o desenvolvimento psíquico de crianças eadolescentes, derruba a auto-estima dos adultos e pode até levar ao suicídio.
Providencie cópias do quadro abaixo e distribua para a turma. Se possível, acesse com os jovens o site indicado no finaldeste plano e explore o Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre os Estudantes, desenvolvido pela Abrapia, e os resultados das pesquisas feitas sobre o tema em escolas do Rio Grande do Sule do Rio de Janeiro.
Organize os alunos num círculo e oriente a leitura das notas de VEJA. Pergunte quem já foi alvo de implicâncias e perseguições de colegas na escola. Houve algum tipo de agressãofísica ou as ações se deram mais no campo moral, com a escolha de apelidos politicamente incorretos? Os jovens percebiam risadinhas, empurrões, fofocas ou a propagação de termos pejorativos como...
tracking img