Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA TEMÁTICA: FINANÇAS
Orçamento de Capital sob condições de incerteza: analisando o risco – da análise de sensibilidade à simulação de Monte Carlo em MS Excel®
AUTORES
EDER NOVAIS ARANTES
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
edinho.novais@bol.com.br
RUBENS FAMÁ
Universidade de São Paulo
rfama@usp.br
RESUMO
Parâmetros tradicionais utilizados para a avaliação de Orçamento deCapital, tais como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Período Payback, são gerados em modelos financeiros determinísticos, nos quais as premissas utilizadas são imutáveis, quando na realidade elas são probabilísticas e estão inseridas em um ambiente de incerteza , possuindo riscos de se concretizarem ou não conforme o previsto. Análises de sensibilidade e construção de cenáriosprovável, pessimista e otimista, auxiliam, mas não de forma completa, a análise de risco de um projeto de investimento. Essas análises servem como ponto de partida para a aplicação de métodos mais sofisticados. A simulação de Monte Carlo é um método robusto que permite a obtenção do retorno esperado e do risco do projeto e é facilmente construído em uma planilha eletrônica, como o MS Excel®, conjugadacom suplementos de funções estatísticas, podendo ser, os cálculos, automatizados, possibilitando a simulação ilimitada de cenários alternativos. O objetivo deste artigo é demonstrar a construção de um modelo automatizado de análise de projetos de investimento utilizando-se a simulação de Monte Carlo.
PALAVRAS CHAVE: orçamento capital, incerteza, simulação Monte Carlo
1
INTRODUÇÃO
Os projetos deinvestimento são de vital importância para a empresa, pois representam suas decisões estratégicas, e como a empresa fica comprometida com eles, os resultados podem se refletir por vários anos. Uma acurada análise dos retornos desses projetos torna-se primordial para a sobrevivência e crescimento da empresa.
Metodologias tradicionais de análise de projetos de investimento geram como resultado, ououtputs, indicadores financeiros que permitem avaliar, entre outros, o tempo de retorno (payback), a rentabilidade (TIR – Taxa Interna de Retorno) e o valor que esse projeto irá adicionar aos acionistas (VPL – Valor Presente Líquido).
Os indicadores financeiros produzidos por tais metodologias são baseados em modelos determinísticos, onde a partir dos dados imputados inicialmente os resultadossão exatamente determinados, não recorrendo para tanto a elementos probabilísticos, trazendo então algum grau de incerteza sobre as premissas adotadas em sua modelagem. A existência de alguma incerteza nas premissas indica que existe, portanto um risco associado ao atingimento dos indicadores financeiros esperados.
Risco em um projeto corresponde à possibilidade de determinado evento não ocorrer daforma inicialmente planejada. Se o evento for diferente do inicialmente previsto ele poderá ter um impacto, tanto positivo ou negativo, sobre os resultados finais esperados.
Normalmente, nenhuma ou quase nenhuma consideração é feita nas análises dos projetos de investimento sobre o risco de atingimento dos indicadores financeiros calculados. Conforme pesquisa conduzida por Graham e Harvey1 com392 CEO´s, as metodologias mais utilizadas em análises de projetos de investimento são a TIR (75,61%) e VPL (74,93%). Entretanto as técnicas de simulação são utilizadas por apenas 13,66% das empresas observadas na pesquisa. Esta metodologia é a menos utilizada quando se analisa as técnicas empregadas pelas pequenas empresas.
Como então avaliar esse risco? Quais técnicas de avaliação poderiam oanalista de projeto utilizar para medir o grau de risco dos retornos do projeto de investimento? Quais instrumentos computacionais poderiam ser usados?
Com o desenvolvimento da informática e o uso cada vez mais intensivo de computadores com processamentos cada vez mais rápidos, técnicas de simulação existentes há algum tempo, passaram a serem usadas com maior intensidade, entre outras aplicações,...
tracking img