Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DE ECONOMIA

BLOCO 1

1.- Por que Economia é considerada uma ciência social ?
➢ Porque estuda como o individuo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produçao de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

2.- O que se entende por Sistema Econômico ?➢ Pode ser definido como a forma politica, social e economica pela qual esta organizada uma sociedade. É um particular sistema de organizaçao da produçao, distribuiçao e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrao de vida e bem estar.

3.- Explique de que forma os proprietários de recursos produtivos são remunerados pela utilização dos serviçosde fatores de produção.



















4.- Conceitue Economia e suas divisões Micro e Macro Economia.
➢ Economia: é a ciencia social que estuda como o individuo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produçao de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer asnecessidades humanas.
Macroeconomia: analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.
Microeconomia: estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento deempresas.

4ª.- Qual é a preocupação básica tanto da teoria Micro Econômica, como da Teoria Macro Econômica ?
➢ A preocupaçao basica é analisar (estudar) a economia; o que diferencia é que uma estuda a economia como um todo, enquanto a outra estuda as relaçoes entre mercado e consumidor.


5.- Apresente cada um dos fatores de produção e sua correspondente remuneração.
➢ Terra:recursos naturais (agua, minerais); remuneraçao >> aluguel.
Trabalho: ser humano na produçao; remuneraço >> salario.
Capital: equipamentos, ferramentas, maquinas, dinheiro; remuneraçao >> juros.
Tecnologia: nosso conhecimento; remuneraçao >> royalty.
Capacidade empresarial: poder do empresario; remuneraçao >> lucro.

6.- O que se entende por Rendimentos Decrescentes?➢ à medida que se aumenta o emprego de um insumo, como trabalho, deixando os demais fixos (capital, terra e capacidade empresarial), o produto suplementar expande-se sucessivamente em quantidades cada vez menores. O produto total atinge um máximo e depois declina, tornando antieconômico o emprego de trabalho adicional, com os demais fatores fixos.

7.- O Fluxo circular da atividade econômica emuma economia de mercado, é um modelo simplificado de funcionamento desse tipo de sistema econômico. Faça um diagrama mostrando a direção dos fluxos reais e monetários de bens e serviço. Aproveite e explique como se da a formação de preços nos mercados de bens e serviços e nos de recursos produtivos.

















8.- Qual o objetivo do MERCANTILISMO ?
➢ Objetivoprincipal era formentar o comercio exterior e a acumulaçao de riquezas de uma naçao.

9.- Defina a Teoria Keynesiana.
➢ Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.


10.- Qual a definição para Lei da Escassez ?
➢ Produzir o maximo de bens e serviços para poder satisfazer a sociedade.

11.- O que revela a Curva de possibilidade de Produção ?
➢ Ilustra graficamente como a escassez de fatores de...
tracking img