Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cenario Economico etapa 4 passo 3 de economia
O pão é um dos alimentos mais antigos que se tem notícia, sendo fonte de carboidratos, proteínas e sais minerais. O consumo brasileiro de pão é de 33,5 quilos por habitante ao ano, quantia considerada baixa pela OMS, já que o consumo recomendado seria de 60 quilos. Os produtos panificados ocupam a terceira colocação na lista de compras do brasileirorepresentando, em média, 12% do orçamento familiar para a alimentação.
Como a Indústria de Panificação Brasileira é de maior parte formada por micro e pequenas empresas, deve-se preparar para absorver tendências como modernização das indústrias, adoção de processos mais eficientes de fabricação, novas tecnologias, automatização e maior controle sobre a logística de produção, inclusão de produtoscom maior valor agregado, informatização e investimento cada vez maior em treinamentos. 
Na região Metropolitana de Belém o consumo de pão é elevado, dado observado na pesquisa realizada nessa região onde todas as famílias entrevistadas consomem este produto. O que mostra que seu consumo é independente da renda e da classe social.
De acordo com informações encontradas no site da Associação daIndústriada Panificação e Confeitaria – ABIP (2006), o pão faz parte da alimentação do ser humano desde a pré-história, sendo um dos alimentos mais antigos que se tem notícia. Os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas há milhares de anos a.C. Utilizado desde a Antiguidade no Egito e na Mesopotâmia, conhecido na Grécia nos tempos de Homero e na Itália por ocasião dasGuerras Púnicas, o pão é consumido em cerca de um terço do mundo. É um alimento feito de farinha que é conseguida pela trituração do trigo ou do centeio. Esses dois cereais contém uma substância, o glúten, conferindo ao pão uma textura esponjosa (CIVITA, 1979). Os egípcios foram os primeiros a utilizar os fornos de barro, sendo atribuída a eles também a descoberta do acréscimo de fermento à massado pão para torná-la leve e macia. O Brasil veio a conhecer o pão no século XIX. A expansão da atividade de panificação no país se deu com os imigrantes italianos. O pioneirismo nasceu em Minas Gerais (ABIP, 2006). Podendo ser considerado um dos alimentos mais consumidos no mundo, em seus mais variados tipos, característicos de cada país ou cultura, o pão muitas vezes é chamado de "suprimento davida", fazendo parte de uma dieta nutritiva e balanceada da população (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS, 2011).
O pão começou a ser introduzido no Brasil a partir do século XIX, sendo popularizado no periodo da imigração italiana, hoje existem cerca de 63mil padarias em todo o país (REVISTA PANIFICAÇÃO BRASILEIRA, 2011). A maioria das pessoas consome este alimento todos os diaspelo menos em uma de suas refeições. O pão é um dos componentes dos sete grupos alimentares básicos, necessários para a manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem ele, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos muito mais caros para manter sua saúde energia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS, 2011). É produzido a partir da mistura de quatroingredientes básicos: farinha, água, fermento e sal (TWEED, 1983). É uma fonte importante de vitaminas do tipo B (tiamina-B1, riboflavina-B2 e ácido nicotínico-B5), cálcio, magnésio e fósforo. A origem destes nutrientes é, basicamente, a farinha de trigo, principal ingrediente deste produto (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS, 2011). Porém, podem-se adicionar outros ingredientes comoovos, leite, cereais, frutas, outros tipos de farinhas que também irão contribuir para o enriquecimento nutricional do pão, apesar de que em menor escala (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS, 2011).  Como a maioria das vitaminas presentes no trigo encontra-se principalmente no farelo e no gérmen, partes do grão removidas durante a moagem, as farinhas devem ser enriquecidas de modo...
tracking img