Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola Clássica foi uma linha de pensamento econômico fundada por Adam Smith e David Ricardo,A Escola Clássica foi uma escola que caracterizou a produção, deixando a procura e o consumo para osegundo plano. Nesse sentido, entende que a riqueza somente pode ser conseguida mediante a posse do valor de troca. Valor de troca, para Smith (1981), é a capacidade de obter riquezas, ou seja, é afaculdade que a posse de determinado objeto oferece de comprar com eles outras mercadorias.Smith também refutou as idéias mercantilistas argumentando que a riqueza é constituída pelos valores de troca, enão pela moeda, na medida em que esta é apenas um meio que permite a circulação de bens. Portanto, para Smith, a verdadeira fonte de riqueza de um país somente pode ser alcançada mediante o trabalho, eessa fonte somente pode ser elevada com:
o aumento da produtividade;
a extensão de sua especialização; e
a acumulação do produto sob a forma de capital.
O referencial econômico e social da EscolaClássica se dava com base nos princípios do liberalismo e do individualismo.
Pensamento Marxista
O representante maior desta escola foi Karl Marx. No estudo do processo de acumulação capitalista,Marx observou a gênese das crises, ora de superprodução, ora de estagnação, bem como a distribuição da renda. Para ele, o valor da força de trabalho despendido para produzir uma mercadoria eradeterminado pelo tempo de trabalho empregado na produção da mercadoria. Trata-se, portanto, de compreensão de um valor social.
Pensamento Neoclássico
Podemos dizer que o desenvolvimento deste pensamento teveo seu florescimento em 1870, ano que marcou a mundialização das relações econômicas, e estendeu-se até 1929, quando uma grande crise atingiu as economias dos países, colocando em suspense ospressupostos da Ciência Econômica dos clássicos. Essa escola também ficou conhecida como Marginalista, por buscar a integração da Teoria do Valor com a Teoria do Custo de Produção.
Pensamento Keynesiano
O...
tracking img