Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os dez princípios da economia

A economia é o estudo de como gerenciar recursos de uma sociedade, derivada do grego significa "aquele que administra o lar", e podemos ver semelhança entre a economia (sociedade) e os lares já que ambas se deparam com decisões, administrações e objetivos.

Então, podemos dizer que economia é o estudo da forma como as sociedades utilizam
recursos escassospara produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários
indivíduos. A base de disponibilidade econômica de uma economia são as terras (disponibilidade delimitada de um território), capitais (riquezas que podem ser convertidas para a produção de bens e consumo) e trabalho (força essencial para a transformação do capital e terra para bens e produtos).

Podemos dividir os dez princípiosda economia em três grupos:

- Como as pessoas tomam decisões (1-4)
- Como as pessoas interagem (5-7)
- Como a economia funciona (8-10)

No primeiro princípio podemos ver que a tomada de decisão não é tão fácil quanto parece, pois muitas vezes temos que deixar algo que queremos por algo que precisamos, em suma, que devemos comparar um objetivo com outro e ver qual é mais essencial.

Naeconomia as pessoas enfrentam tradeoffs (é uma expressão que define uma decisão difícil de tomar). Em uma sociedade deparamo-nos com diferentes tipos de tradeoffs. O tradeoff clássico dá-se entre “armas e manteiga”, ou seja, quanto mais gastamos em defesa nacional
(armas) para proteger as nossas fronteiras de agressores estrangeiros, menos podemos
gastar com bens de consumo (manteiga) paraelevar o nosso padrão de vida interno. Fora esse, temos mais dois tradeoff que a sociedade enfrenta: eficiência (a sociedade recebe o máximo possível por seus recursos) e equidade (justa distribuição da prosperidade econômica entre os membros da sociedade), na teoria, um exemplo de eficiência seria o imposto e a justa distribuição do mesmo para a população (deveria) ser a equidade.

Dessa forma,saber reconhecer os tradeoffs no dia a dia, é tão importante como decidir por qual caminho optar. As pessoas somente poderão tomar boas decisões se
compreenderem e reconhecerem as opções que tem disponíveis.

No princípio 2 o autor explana que a escassez e a escolha estão intimamente ligadas, levando em conta que o custo de algo se dá pelo descarte de uma coisa para escolher outra. Podemos usarde exemplo um grande empreendedor que deixa de viajar e se divertir para fazer investimentos em sua empresa ou naquilo que lhe promove lucro.

Assim surge as definições de "custo da alternativa perdida" e de "custo da oportunidade", respectivamente: o valor daquilo que deixou de ser feito para fazer outra escolha e o valor da oportunidade que se abriu ao fazer-se essa escolha.

É bomressaltar que o valor do qual o autor se refere não tem necessidade de ser monetário, o dinheiro é apenas uma forma de medida e não é apenas dele que se faz referência.

No terceiro princípio o autor fala sobre como nossas decisões devem ser bem pensadas antes de realizadas, onde uma tomada de decisão é melhor tomada quando feita na "margem", por exemplo, é muito mais lucro uma companhia de ônibusvender mais barato o preço de seus assentos caso ele esteja partindo vazio, do que deixar o mesmo sem pessoas.

Uma pessoa ou empresa que toma decisões na margem, pode vir a ter um beneficio bastante superior nas decisões por si tomadas, visto poder analisar o problema e executar a ação, se o beneficio marginal da decisão ultrapassar o custo marginal.

No quarto princípio vemos que ocomportamento das pessoas pode mudar conforme os custos ou os benefícios se alteram, já que suas decisões são tomadas comparando os mesmos.

É possível interpretar custo e benefício das seguintes formas: o custo é o valor que a escolha teve em relação a outra escolha que poderia ser tomada e o benefício é o próprio valor daquilo que foi escolhido.

Um exemplo claro disso é de um pai de família que...
tracking img