Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento da economia da Rússia surpreende especialistas
Os números revelados nestes primeiros dias de fevereiro surpreenderam de modo positivo. A dinâmica de crescimento do Produto Interno Brutorusso em 2010 foi maior do que a esperada. No final do ano passado, as autoridades previam 3,8%. Nesta semana, entretanto, foi confirmado: a economia russa cresceu 4% em 2010.
Os números reveladosnestes primeiros dias de fevereiro surpreenderam de modo positivo. A dinâmica de crescimento do Produto Interno Bruto russo em 2010 foi maior do que a esperada. No final do ano passado, as autoridadespreviam 3,8%. Nesta semana, entretanto, foi confirmado: a economia russa cresceu 4% em 2010.
A diferença entre a previsão e a realidade não é muito grande, mas, analisando a dinâmica do valor agregadocomo um todo em diversos setores da economia, o quadro geral é mais animador do que antes. O maior crescimento foi registrado em setores de processamento, 13,4%. É verdade que, como notam osespecialistas, o crescimento acentuado é também uma consequência da grande queda sofrida anteriormente por este setor, que perdeu 15,6% em 2009. No entanto, o alto ritmo de recuperação do setor industrialpode ser um reflexo de que os esforços para o restabelecimento e a modernização econômica na Rússia começam a surtir efeito.
Os dados consolidados ainda serão apresentados, mas, segundo as avaliaçõespreliminares, o PIB russo praticamente somou 1,5 trilhão de dólares. Além disso, como destacaram os analistas, no quarto trimestre de 2010 o crescimento do PIB chegou a 5%. Em outras palavras, no últimosemestre do ano foi restabelecida a tendência de recuperação econômica iniciada no segundo trimestre de 2010 e que havia sido interrompida pela seca e os incêndios do verão, quando uma significativaparte da safra agrícola foi perdida.Como era de se esperar, o setor agroindustrial foi o que mais encolheu em relação ao PIB. A queda registrada foi de 12,1% em 2010.
Os transtornos na agricultura...
tracking img