Objetivos e metas do ideb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TAREFA REALIZADA PELO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO:
Analisar Objetivos e Metas do IDEB

DISCIPLINA:
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

POLO:
RIO DE JANEIRO 2

ALUNO:
DENIZE DE ARAUJO ABRANTES

MATRICULA:
108031810

TEMA:
Índice de Desenvolvimento da Educação Bá

TÍTULO:
IDEB Desempenho e metas para sua cidade.

OBJETIVO:
IDEB - Resultados e Metas

Rede de ensino:Municipal
Série /Ano:8ª série / 9º ano
Município Rio de Janeiro

Ideb Observado Metas Projetadas

2005 3.7 2007 3.8
2007 4.3 2009 3.9
2009 3.6 2011 4.2
2013 4.6
2015 5.0
2017 5.2
2019 5.5
2021 5.7

JUSTIFICATIVA:
A avaliação institucional é um processo de criação de cultura, de busca contínua de atualização e de auto-superação institucional, ao nível dasestruturas de poder e do sistema, assegurando, assim, sintonia com as mudanças operadas no entorno, na economia, na ciência e tecnologia. Pressupõe o envolvimento e a disposição de cada ator-sujeito em buscar patamares superiores de qualidade e de relevância de seu fazer.
Provavelmente, esse é o caminho mais seguro para a construção da autonomia universitária. Trata-se de um processo de mudança e demelhoria lento, gradual, com avanços e retrocessos, de não acomodação, de compromisso com o futuro. No plano dos atores-sujeitos,a mudança se traduz na reconstrução do projeto profissional, pedagógicos e, de certa forma, do projeto de vida de cada um. No plano das estruturas de poder e do sistema, a mudança se traduz no funcionamento eficiente e eficaz, nos planos operacionais, no plano institucionalde desenvolvimento, no funcionamento de mecanismo de autoregulação. Quanto mais os projetos de vida e profissionais e os planos operacionais estrátegicos forem expressão de avaliação institucional, mais a cultura de avaliação terá conseguido enraizar-se e consolidar-se. Para isso, será crucial que essa avaliação não remeta nem a premiação nem a punição no plano de autores-sujeitos. Todavia, seránecessário que também não seja neutra, que não deixe ninguém indiferente e nem fora do processo. Segundo Ribeiro, a avaliação é um instrumento fundamental para todo organismo social que busque desenvolvimento e qualidade. Para a universidade, instituição cuja razão de ser encontra-se na prestação de serviços de qualidade a sociedade, buscando sempre a excelência na produção, sistematização edemocratização do saber. O propósito da Avaliação Institucional deve ser o de conduzir ao aperfeiçoamento constante dos empreendimentos humanos.

INTRODUÇÃO:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias dedesempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb –para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O objetivo do Ideb é verificar se as metas estabelecidas para a Educação Básica estão sendo alcançadas, ou não, a partir de alguns indicadores. Segundo o ministro Fernando Haddad, os índices obtidos dão para observar uma melhoria no desempenho dos estudantes em todo o país desde 2005 – no Ensino Médio, de 57,9%; naprimeira fase do Ensino Fundamental, de 28,9%; e nos anos finais do Ensino Fundamental, de 36%.

DESENVOLVIMENTO:
A opinião entre quem pensa e discute educação é unânime: o novo Plano Nacional de Educação, que traça as metas para o setor nos próximos dez anos, avançou em relação ao que está em vigor. Porém, ficou aquém do esperado. O motivo de maior descontentamento, sem dúvida, é com a...
tracking img