Analisar objetivos e metas do ideb avaliação institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (EFPPE032)

TAREFA PARA O ALUNO FAZER

GRADUACAO A DISTANCIA-GLOBAL
Analisar Objetivos e Metas do IDEB
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Definir IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e informar seus objetivos.
Pesquisar junto ao IDEB, no site http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/
o desempenho e as metas para sua cidade.
Como Consultar:
A partir dosite informado,
Consultar resultado por: MUNICÍPIO
UF: SEU ESTADO
Município: SEU MUNICÍPIO
Rede / Dependência administrativa: MUNICIPAL
Série / Ano: 8ª série / 9º ano
Obs: Existe um link com o nome norma técnica, na parte superior direita da tela, para maiores informações sobre o índice.

Comparar o IDEB observado e Metas projetadas para sua cidade e justificar, pela sua ótica, essesresultados.

COMPOSIÇÃO DO TCD

Objetivo: Pesquisar junto ao IDEB, o desempenho e as metas para a cidade (sua cidade).
Pesquisar, analisar e relatar de forma clara e sucinta o IDEB da cidade de Duque de Caxias.


Justificativa: Você deverá pesquisar e descrever de forma objetiva a importância da avaliação institucional
O IDEB é um indicador de grande importância na Educação, pois, resumeinformações do desempenho e rendimento escolar do aluno e índice médio de aprovação em determinada etapa de ensino. Com os resultados das provas aplicadas, se as metas forem alcançadas, nisto se dá o recebimento de verbas.
Introdução: Você deverá definir IDEB e informar seu(s) objetivo(s).
O índice foi criado pelo MEC em 2007 para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada doisanos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil. A prova Brasil foi criada para avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas localizadas em regiões urbanas, e assim determinar o índice para o IDEB.
IDEB- Índice de Desenvolvimento daEducação Básica. Índice calculado a partir do desempenho obtido pelos alunos que tenham realizado a Prova Brasil/Saeb e das taxas de aprovação e reprovação. Este indicador é muito importante para educação e a sociedade, pois, dispõe a garantia de manutenção de políticas públicas, determina também os objetivos e a qualidade do aprendizado do aluno, fixando metas, comparando desempenhos regionais,municipais ou até mesmo de escolas. Com isso identifica-se as melhores práticas de ensino, entre estados e escolas, melhores métodos pedagógicos e também apontam os piores rendimentos e métodos utilizados. Partindo deste ponto o Governo Federal e estadual montam modelos e estratégias de reforços aos mais fracos e estímulos aos melhores.

Desenvolvimento:Você deverá comparar o IDEB observado e Metasprojetadas para sua cidade e justificar, pela sua ótica, esses resultados. E na sua opinião as metas propostas até 2021 serão ou continuarão sendo atingidas? Por quê?

IDEB OBSERVADO METAS PRO JETADAS
MUNICÍPIO 2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
D..CAXIAS 2.8 2.7 2.7 3.1 2.8 3.0 3.2 3.6 4.0 4.3 4.5 4.8

Parainiciar e direcionar este trabalho logo se diz que, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Os responsáveis podem acompanhar o desempenho da escola e de seus filhos verificando o Ideb da instituição que é apresentado numa escala de zero a dez. O índice é medido a cada dois anos e tem como objetivo fazer o país alcançar ametas municipais e estaduais com nata 6 em 2022, que corresponde à qualidade do ensino nos países desenvolvidos.
O último cálculo foi feito com as provas realizadas e com base nas informações do Censo escolar em 2011. Na cidade pesquisada, Duque de Caxias, ela foi a única cidade da Baixada fluminense a passar no IDEB com uma avaliação maior que a meta fixada pelo Ministério da educação....
tracking img