Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é o resultado de um levantamento de informações realizado por uma equipe composta por acadêmicos do Curso de Administração na disciplina de Economia.
O trabalho é uma oportunidade de aprender as teorias de economia, conhecer a situação econômica atual do Brasil e como é afetada pela economia mundial assunto este de suma importância para estudantes, donas decasa, empresários, homens de negócio, empreendedores, políticos, profissionais e para todas as pessoas de forma generalizada, afinal tudo que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.
A melhor forma de iniciar este trabalho é responder: “ O que é Economia ?
A palavra economia deriva do grego oikonomía: oikos - casa, moradia; e nomos - administração, organização, distribuição.Deriva também do latim oeconomìa: disposição, ordem, arranjo. “.Podemos citar também o conceito de economia. Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questõesfundamentais para a compreensão da economia: por um lado a idéia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a idéia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfaçãodas suas necessidades.Por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o quê (o que produzir e em que quantidades) , como (Como devem os bens ser produzidos ) e para quem (Para quem são os bens produzidos ).

2 DESENVOLVIMENTO
1 – De que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país(PIB) e a distribuição de renda.
A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação visando defender o poder de compra da moeda. Aqui vamos falar do Brasil. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva.
Em uma política monetária restritiva, a quantidade e dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer aeconomia e evitar o aumento dos preços.
Em uma política monetária expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico. Cabe ressaltar que a política monetária expansionista visa criar condições para o crescimento econômico, porém não o determina.
É função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação doBanco Central do Brasil (BACEN) de determinar a quantidade de moeda, ou seja, dinheiro na economia. Quando o governo necessita diminuir a taxa da inflação ele reduz a oferta monetária e aumenta a taxa de juros tendo o cuidado de não prolongar muito tempo , pois poderá afetar o crescimento econômico do país.
Podemos concluir que a política monetária afeta diretamente os resultados econômicos deum país bem como, sua distribuição de renda, visto que, ao interferir na política de preços ou juros, poderá atrair investimentos estrangeiros, isso vai gerar empregos, distribuir renda percapta, aumentar a produção e arrecadação de impostos.
2 –. Como a inflação brasileira atual afeta a distribuição de renda de sua comunidade.
Inflação é o aumento persistente dos preços e envolve toda a economiade um país. Isso, conseqüentemente, resulta numa contínua perda do poder aquisitivo da moeda local.
Acredito que a inflação afeta a nossa região do mesmo modo que afeta qualquer cidade do território brasileiro, porém de intensidade diferente, já que a inflação se trata de um aumento generalizado dos preços, ou seja, caso o salário não aumente no mesmo patamar da inflação, acaba se tornando...
tracking img