Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO INTRODUÇÃO A ECONOMIA

1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.
2. Sintetize os objetivos de política econômica.
3. Resuma os instrumentos de política econômica.
4. Do que depende a demanda de investimentos em bens de capital?
5. Defina moeda e suas funções .
6. Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.7. Com relação aos meios de pagamento:
a) Defina M1,M2, M3 e M4
b) Conceitue meios de pagamento
c) O que vêm a ser monetização e desmonetização ? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?
8. Quais as funções do Banco Central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política Monetária? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a políticaMonetária?
9. O que vem a ser multiplicador Monetário? De que parâmetros depende?
10. Supondo que o Copom Fixe a taxa de juros Selic em 12,75% a meta de inflação decidida pelo Conselho Monetário Nacional seja de 4,5% para o ano, determinar a taxa real de juros para o período.
11. Defina taxa de câmbio.
12. Defina regime de câmbio, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.
13. Descrevaas funções alocativa, distributiva e estabilizadora do setor público.
14. Defina os seguintes termos:
a) Impostos diretos e impostos indiretos;
b) Estrutura tributária progressiva, regressiva e neutra.
15. Conceitue: política Monetária, política fiscal e política cambial.

Respostas das Questões

1. Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação eo comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercadosespecíficos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.

2. Os objetivos da política econômica são:
a. alto nível de emprego;
b. Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13,são um objetivo da política econômica;
c. Distribuição Eqüitativa de Renda;
Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.

3. Os instrumentos de política econômica são:
d. Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São instrumentos que afetam o lado real daeconomia;
e. Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;
f. Política Cambial e comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos abarcam asinterferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios.
g. Política de rendas: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

4 O Investimento depende diretamente daeficiência marginal do capital, que é a rentabilidade esperada do projeto, e inversamente da taxa de juros de mercado.

5. Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços. Na sociedade moderna esta aceitação é obrigada por lei (curso forçado). As funções da moeda são:
I reserva de valor: a posse de moeda representa...
tracking img